SAP FI-AR Contas a Receber | Saiba tudo sobre o SAP FI AR

SAP FI-AR

SAP FI-AR – Contas a Receber

 

No Contas a Receber SAP FI-AR, os dados são armazenados por cliente e disponibilizados a outros subcomponentes como por exemplo Razão Geral e Tesouraria. Quando os documentos são lançados, nos componentes de Logística ou no próprio Contas a Receber FI-AR o sistema cria um documento e, por integração, os dados são registrados automaticamente no Razão Geral e demais componentes relevantes.

Devido a integração com Vendas e Distribuição, os dados são fornecidos para efetivar a administração de crédito.

O componente de aplicação Conas a Receber FI-AR registra e administra dados contábeis de todos os clientes e também é uma parte integrante da administração de vendas. Todos os lançamentos em Contas a Receber são automaticamente conciliados com o Razão Geral.

Consultoria SAP

Seja qual for a necessidade, sempre oferecemos uma solução.

Consultores experiente em SAP. Atendimento para suporte, implantação, e melhorias em seu sistema SAP. Possuimos atendimentos presencial e Remoto. Entre em contato e solicite uma cotação .

Saiba Mais

Introdução ao Contas a Receber (FI-AR)

  • O módulo de contas a receber FI-AR registra e administra os dados contábeis dos clientes. Ele também é uma parte integrante de administração de vendas.
  • Todos os lançamentos em Contabilidade de clientes FI-AR também são registrados diretamente no Razão.
  • O sistema contém um conjunto de ferramentas que pode ser utilizado para acompanhar partidas em aberto; por exemplo, análises de contas, relatórios de alarme, quadros dos vencimentos e um programa de reclamação de pagamento flexível.
 

Cadastro de Clientes FI-AR

Dados Mestre​: Os registros mestre de clientes são divididos em dados​ gerais,  dados da empresa e dados de venda para que cada empresa e cada organização de vendas possa gravar suas próprias informações para a realização de negócios com clientes. 

Dados gerais: Estes são dados que se aplicam a todas as empresas e organizações de compras da sociedade. A área geral inclui, por exemplo, denominação, endereço, idioma e número de telefone do cliente.​​

Dados da empresa: Dados específicos de uma determinada empresa. Os dados da empresa incluem, por exemplo, o número de conta de conciliação e as condições de pagamento.

Dados da área de vendas​: Dados relevantes aos empreendimentos de vendas e canais de distribuição da sociedade. Os dados gravados nessa área incluem, por exemplo, dados de processamento, envio e faturamento de pedidos. 

Grupo de Contas de Clientes​: Para criar um registro mestre é necessário especificar um grupo de contas. O grupo de contas não pode ser modificado após a criação do registro mestre.​   

Os grupos de contas determinam:​​

  • Um intervalo de numeração para a atribuição de números de conta,
  • Quais campos são exibidos e se a entrada dos mesmos é facultativa ou obrigatória (status do campo) quando os dados mestre do cliente são entrados ou modificados.
  • Se a conta é para clientes ocasionais

Contas de reconciliação: Não recebem lançamentos diretamente. Os lançamentos são feitos no código do cliente, e o sistema lança automaticamente na conta de Reconciliação, que é a conta contábil.

 

Lançamento Contábil

Um documento contábil é formado de cabeçalho e itens. O cabeçalho armazena dados como a data e o tipo do documento, a data de lançamento e a moeda.​ O item do documento armazena dados do lançamento ​como a conta, o centro de custo e o valor.​

Lançamentos automáticos​: Os lançamentos do contas à receber são geralmente originadosautomaticamente através do módulo de vendas (SD). É possível no entanto criar lançamentos manualmente em FI.

Lançamentos manuais​: São lançamentos com contabilização imediata. ​ Todo lançamento deverá ter a soma dos débitos e dos créditos igual a zero.

Adiantamentos​: Os adiantamentos são lançamentos cuja contabilização​ é realizada em uma conta de conciliação diferente daquela definida no registro mestre do cliente. Essas contas estão associadas a um código de Razão Especial de acordo com o tipo de adiantamento. Essas contas do Razão especial são informadas separadamente no balanço patrimonial. 

Documentos Pré-editados​: Com a pré-edição do documento pode-se registrar e arquivar (pré-editar) os documentos incompletos no sistema sem verificação de entrada. Os documentos pré-editados podem ser posteriormente completados, verificados e lançados  eventualmente por um outro responsável.

Documentos de Referência​: O método de referência é uma ferramenta de entrada de documento. Se for lançar freqüentemente os mesmos documentos com os mesmos dados, o uso de diferentes métodos de referência pode economizar tempo e evitar erros na entrada do documento.

Modelo de Classificação Contábil​: Pode-se usar o modelo de classificação contábil para economizar tempo e evitar erros, se usar com freqüência as mesmas classificações contábeis abrangentes, tais como a distribuição de montantes para diversas contas ou centros de custo.

Documento Periódico​: São entradas periódicas lançadas por um programa com base em documentos de lançamentos periódicos . Esse procedimento é comparável à ordem permanente dada ao banco para a dedução de aluguel, pagamentos de prêmio ou amortização de empréstimos. Os lançamentos podem ser feitos periodicamente ou em uma data específica.

Documento Modelo​: Ao contrário de um documento contábil, os documentos modelo não atualizam movimentações no período. Eles servem apenas como fontes de dados para um documento contábil. A vantagem é que podem ser modificados ou ampliados. Deve-se usar um documento modelo, ao invés de um documento contábil, se necessitar de um documento de referência para estruturá-lo a seu próprio modo.

 

Sistema de Cobrança Automática

  • selecionar partidas em aberto já vencidas
  • Cobrar clientes/fornecedores com envio de carta de cobrança

Procedimento de cobrança: A maior parte das opções do programa de cobrança é definida no “procedimento de cobrança”. Tais opções podem ser diretamente acessadas pelo usuário de aplicação.

Estrutura de configuração do programa de cobrança: As opções do programa de cobrança estão divididas nas seguintes categorias:

  • Procedimento de cobrança
  • Niveis de cobrança
  • Taxas
  • Montantes minimos
  • Textos da cobrança
  • Ambiente

Procedimento de cobrança: Visão geral

Para todos os procedimentos de cobrança, definir:

  • a chave do procedimento de cobrança a ser usada
  • uma descrição do procedimento de cobrança
  • intervalo de cobrança, em dias
  • minimo de dias em atraso (conta), após os quais será enviada uma cobrança
  • Prazos de prorrogação por partida individual
  • código de cálculo de juros para cálculo de juros mora

Níveis de Cobrança

  • Minimo de dias a remunerar, referentes à data de vencimento do pagamento liquido, para atingir um determinado nivel de cobrança
  • se juros devem ser calculados
  • parâmetros de impressão
  • se deseja obter uma cobrança embora nenhum outro movimento tenha ocorrido

Taxas

  • Taxas de cobrança, dependendo do nível de cobrança
    • taxas de cobrança podem ser um montante fixo ou uma porcentagem do montante cobrado
    • pode ser definido um montante mínimo para as taxas de cobrança

Montantes Mínimos

  • Montante mínimo ou percentual dos atrasados para atingir um nível de cobrança
  • Montante mínimo a ser atingido, para calcular os juros de cada nível de cobrança
 

Pagamentos

Pagamento Manual​: Com este tipo de pagamento deve-se entrar manualmente com os dados para a compensação das partidas em aberto como a conta do banco e a conta do cliente. A seleção das partidas em aberto é feita manualmente pelo usuário.

Pagamento Parcial​: Um pagamento parcial é um pagamento que é lançado em uma conta sem compensar nenhuma partida em aberto. Quando é lançado o pagamento parcial, o sistema marca o número de documento da partida em aberto original na partida individual do pagamento parcial. É possível fazer um pagamento parcial para uma ou mais partidas em aberto. 

Pagamento Residual​: A partida em aberto original é compensada e o sistema lança uma nova partida em aberto. Essa nova partida em aberto é para o mesmo montante que a partida original menos o montante pago. 

Programa de Pagamento Automático​: O programa processa partidas em aberto em três etapas:

    1. O programa determina as partidas em aberto a serem ​pagas e cria uma lista de propostas​
    2. A execução do programa de pagamento inclui somente ​as partidas em aberto contidas na lista de propostas. ​O programa lança documentos e oferece os dados para a impressão de formulários e para a criação de suportes de dados, avisos e listas de pagamentos. 
    3. Esse programa usa o programa de impressão para imprimir os formulários e criar os suportes de dados.

Arquivo de Remessa: Com a execução do programa de pagamento, de acordo com o meio de pagamento, é gerado um arquivo que contém todas as informações de pagamento e que correspondem às normas bancárias do país em questão. Esse arquivo deverá ser enviado ao banco através do software de comunicação bancária (sistema do banco).

Retorno Bancário: Quando o banco envia o extrato de conta bancária, deve-se​ importar os dados do extrato para o sistema R/3. O sistema então carrega os dados e gera os lançamentos necessários​ para a baixa dos títulos e atualização das contas.

 

Avaliação de Partidas em Aberto em Moeda Estrangeira

Caso a empresa realize lançamentos em moeda estrangeira, no encerramento de cada período deve ser executado o programa de avaliação de partidas em aberto em moeda estrangeira. 

Quando é efetuada a avaliação de partidas em aberto o sistema lança diretamente em uma conta de ajuste do balanço e em uma conta para as diferenças de câmbio resultantes da avaliação. Neste caso, pode tratar-se de despesas ou rendimentos. 

Principais Transações SAP FI AR

TransaçãoDescrição
FD01Criar cliente (contab.financeira)
FD02Modificar cliente (contabilidade)
FD03Exibir cliente (contabilidade)
FBL5NPartidas individuais de clientes
FB70Entrada de faturas de saída
FBR2Lançar documento com modelo
F-28Lançar entrada de pagamentos
FB08Estornar documento
FBRAAnular compensação
F-37Solicitar adiantamento de cliente
F-32Compensar cliente
FBV0Lançar documento pré-editado
FD10NExibição de saldos de fornecedores
F110Parâmetros para pagamento automático

Conheça também as principais configurações do módulo SAP FI

Message Us on WhatsApp