SAP MM – Administração de Materiais
O componente Administraçao de Materiais ( SAP MM) controla todas as fases envolvidas na administração de suprimentos e estoques.
- Planejamento e controle de materiais
- Compras
- Administração de estoque
- Administração de serviços
- Revisão de faturas
A utilização do componente SAP MM possibilita:
- Acompanhar todo o processo de suprimentos de materiais e serviços
- Avaliar o fornecedor e o controle de estoque
- Gerar dados para a contabilidade e escrituração fiscal – Livros Fiscais relacionados a compra de materiais e devolução ao fornecedor.
Conheça as configurações do módulo SAP MM
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Saiba MaisDados Mestre
Os dados mestre representam os principais cadastros do sistema, os quais podem ser utilizados por diversas aplicações
- Registro Mestre de Fornecedores
- Registro Mestre de Serviços
- Registro Mestre de Materiais
Integração
O componente de administração de Materiais SAP MM integra-se com os seguintes componentes do sistema:
Contabilidade de Custos (CO)
Haverá integração nos casos em que a compra de materiais ou serviços for destinada a um objeto contábil, como por exemplo, Centro de custos, Ordem de produção, Ordem de Vendas, etc.
Contabilidade Financeira (FI)
Os componente de MM e FI serão integrados, por meio dos lançamentos contábeis, para a conta de estoque de material ou conta de consumo, além da geração do lançamento do Contas a Pagar do Fornecedor.
Vendas e Distribuição (SD)
Dentro da estrutura de planejamento e controle de materiais, uma necessidade da área de vendas pode ser repassada para compras. Além disso, uma requisição de compra pode ser diretamente atribuída a uma ordem do cliente ao ser criada.
Controle de Qualidade (QM)
Componente responsável por analisar a qualidade das mercadorias compradas e produzidas internamente e pela decisão de utilização das mesmas.
Planejamento e produção (PP)
Componente responsável pela execução do planejamento dos materiais necessários no processo produtivo e pelo processo de produção do mesmo.
Processos em Administração de Materiais SAP MM
Você sabe o que é o ciclo de suprimento e o que acontece nas fases desse ciclo?
O ciclo de suprimentos identifica todas as fases de um processo de compras, desde a identificação da necessidade do material até o processo de pagamento do fornecedor.
O ciclo de suprimentos de um serviço ou material é dividido nas fases abaixo.
Determinação de necessidades
Uma necessidade é detectada pelo MRP (Material Requirements Planning ou Planejamento da Necessidade de Materiais) ou pelo usuário que gera uma requisição de compras.
Determinação da fonte de suprimentos
A área de Compras ajuda a identificar as fontes de suprimentos (Fornecedores) baseadas em pedidos anteriores, contratos, listas de opções de fornecimento ou ainda uma quita por fornecedor. Se nenhuma fonte de suprimentos for identificada, existe a possibilidade de gerar um processo de solicitação de cotação aos fornecedores cadastrados e envia-la eletronicamente, por meio do sistema EDI, fax ou e-mail.
Determinação de fornecedores e comparação de cotações
O sistema é capaz de efetuar comparações de preços entre várias cotações. Cargas de recusa podem ser enviadas automaticamente para os fornecedores não selecionados.
Processamento de pedido
A área de Compras pode criar o pedido de compras de forma manual ou automática (Utilizando as informações da requisição de compras ou da cotação do sistema). Nesta fase, pode-se determinar quais impostos incidirão sobre esta compra, por meio da utilização do código de IVA (Imposto sobre Valor Agregado).
Controle de Pedidos
O encarregado de compras pode monitorar o status de processamento do pedido on-line a qualquer hora e pode determinar se mercadorias ou uma fatura foram recebidas para o item relacionado ao pedido. O sistema fornece o status atualizado de todas as requisições de compra, cotações e pedidos
Entrada de Mercadorias
Nesta fase, o sistema registra a quantidade recebida da mercadoria, fazendo consistência em relação a quantidade solicitada no pedido de compras e efetuada a primeira parte da contabilização do processo. Geralmente, debita o estoque ou conta de consumo e credita conta transitória de EM/EF de acordo com o valor negociado no pedido. Se o material for controlado a custo fixo, será de acordo com o custo fixo do seu cadastro
Verificaçao de Faturas
O sistema faz a consistência dos preços e do conteúdo das faturas do fornecedor comparando com os dados negociados no Pedido de Compras. O encarregado pelas faturas é notificado dos desvios de quantidade e preço, uma vez que o sistema tem acesso aos pedidos e dados da entrada de mercadorias, acelerando o processo de auditoria e compensação de faturas para pagamento. Neste processo, o livro fiscal é gerado, caso a nota fiscal do fornecedor tenha impostos relevantes para escrituração
Processo de Pagamentos
A contabilidade Financeira cuida do Processamento dos pagamentos de fornecedores.