Pular para o conteúdo
Início » SX2 Totvs Protheus

SX2 Totvs Protheus

Totvs-Protheus-Dicionario-de-dados

O que é SX2 Totvs Protheus

 

A tabela SX2 Totvs Protheus Dicionário de Dados define de uma forma padronizada as tabelas disponíveis dentro do Ambiente Microsiga Protheus. É por meio desta tabela que temos o conhecimento das tabelas disponíveis, quais o alias associado a ela, caminho físico da tabela(quando CodeBase).

A tabela SX2 Totvs Protheus ainda é responsável pelas informações de modo de acesso da tabela (se compartilhado ou exclusivo).

Esse arquivo é o responsável por todo o Compartilhamento ou Exclusividade existente nas Tabelas do Protheus, tais como: Cadastros, Movimentos, etc.

É ele também quem direciona o sistema, para realizar a leitura no diretório onde estão localizados os arquivos do Banco de Dados, possibilitando assim, a criação de várias Bases de Dados, para testes e outras finalidades.

Estude para provas de certificações em TI com os simulados Bynem

Nomes das tabelas Totvs Protheus

 

Os nomes das tabelas no SX2 Totvs Protheus são formados por um conjunto de três dígitos que os identificam.

O quarto e quinto dígitos indicam o número da empresa e o sexto dígito é sempre zero, que é utilizado para identificação interna do sistema

1ª posição – (S) de SIGA ou outra letra quando se tratar de um ambiente específico.
2ª posição – de (A a Z) ou (0 a 9), definindo a família do arquivo.
3ª posição – de (1 a Z), definindo a sequência dentro da família.

Como exemplo, vamos utilizar o Arquivo de Clientes – SA1010 no qual:

“S” – significa que este arquivo pertence aos ambientes Genéricos;
“A” – letra que representa a família à qual o Arquivo pertence;
“1” – sequência do arquivo na família;
“01” – caracteres que representam a numeração do grupo da empresa;
“0” – dígito de uso exclusivo da TOTVS.

Para as customizações dos clientes, são reservadas as famílias SZ? e ZZ?, os usuários não devem utilizar as famílias reservadas para MICROSIGA, pois estas poderão ser sobrepostas em uma futura atualização de versão.

 

Estrutura SX2 Totvs Protheus

CamposTipoDescrição
X2_CHAVECaracterCódigo da Alias da tabela, deve ser único no SX2, essa Alias será utilizada para quando formos referenciar essa tabela no código fonte;
X2_PATHCaracterCaminho (em relação ao rootpath) onde a tabela será gravada fisicamente, normalmente está em branco, pois só utilizada quando utilizamos banco de dados ISAM.
X2_ARQUIVOCaracterNome do arquivo físico da tabela(caso esteja utilizando ISAM) ou nome da tabela se estivermos em um banco relacional(TopConnect). Segue o padrão de X2_CHAVE +Código da Unidade de negocio + 0 (Caracter 0)
X2_NOMECaracterRótulo com a descrição da pergunta no idioma Português
X2_NOMESPACaracterRótulo com a descrição da pergunta no idioma Espanhol
X2_NOMEENGCaracterRótulo com a descrição da pergunta no idioma Inglês
X2_ROTINACaracterRotina executada na abertura da tabela
X2_MODOCaracterConjunto de campos que determina como as informações das tabelas serão gravadas e acessadas. Valores permitidos são “C” para compartilhado e “E” para exclusivo, para maiores detalhes verifique a baixo a documentação sobre isso.
X2_MODOUNCaracter
X2_MODOEMPCaracter
X2_DELETInteiro*** Não usado ***
X2_TTSCaracter*** Não usado ***
X2_UNICOCaracterChave Primaria da Tabela
X2_PYMECaracterDetermina se a tabela é utilizada pelo Microsiga Protheus Serie 3
X2_MODULOInteiroCódigo do Modulo responsável pela tabela.
X2_DISPLAYCaracterCampos separados por + que serão apresentas em nos detalhes do browse.
O detalhe do browse é uma fração da tela aonde os dados são apresentados num conjunto de campos mais relevantes desta tabela, algo que a identifica rapidamente.
Por exemplo, na tabela de cliente (SA1) os campos exibidos são o código do cliente, loja e o nome.
A1_COD+A1_LOJA+A1_NOME
X2_SYSOBJCaracterNome do Fonte responsável pela manutenção(caso a mesma seja escrita em MVC) e verificação de acesso de usuário da rotina. Definido pela Equipe da Microsiga Protheus Padrão.
X2_USROBJCaracterNome do Fonte responsável pela manutenção e verificação de acesso a rotina. Definido caso o Cliente deseje trocar a rotina padrão.
X2_MEMTYPECaracterDetermina se o campo memo das tabelas será armazenado no banco de dados como BLOB ou CLOB. Caso esteja em branco ou com “1” será BLOB, caso esteja com “2” – CLOB.

A Six IT é uma Consultoria Totvs Protheus. Trabalhamos com implantações, suporte e melhorias. Entre em contato e saiba mais

Veja também: