Módulo Financeiro ERPFlex
Cadastros
O sistema de Gestão Empresarial ERPFlex possui diversas funcionalidades para atender o departamento financeiro. Conheça algumas funcionalidades do módulo Financeiro ERPFlex:
- Renegociação de títulos a receber (aglutinação em nova fatura)
- Controle de adiantamentos de clientes e fornecedores
- Compensação de créditos – possibilidade de usar o valor de um título a receber para quitar um título a pagar de um mesmo fornecedor/cliente e vice-versa
- Geração de boletos e CNAB de remessa/retorno dos principais bancos e carteiras
- Envio de boletos por email aos clientes
- Geração de Arquivo de Remessa de Cobrança e baixa automática dos títulos pelo arquivo de retorno
- Controle de Recebíveis com Cartão de Crédito, com lançamento automático da taxa de desconto da administradora
- Controle de Despesas com Cartão de Crédito Corporativo
- Geração de arquivos de pagamento: SISPAG – Itaú, Pagfor e Multipag – Bradesco
- Controle de Cheques recebidos de terceiros
- Transferência entre contas correntes
- Consulta consolidada da situação financeira do cliente em ambiente com matriz e filial
- Envio de email ao financeiro para aviso de títulos a receber, a pagar e vencidos
- Consulta Fluxo de Caixa
- Consulta Extrato Bancário (em PDF e Excel)
- Consulta Movimentação Financeira de Recebimentos e Pagamentos
- Consulta de Comissões a Pagar
Cadastro de Bancos
Um dos grandes objetivos do sistema de gestão é o controle financeiro da empresa. Para que isso seja possível, devemos preencher o cadastro de bancos com as contas correntes que a empresa trabalha.
Com o Financeiro ERPFlex é possível controlar e obter a posição atualizada do saldo bancário da empresa. Para tanto, devem ser preenchidos os campos Saldo Anterior e Saldo Atual com o saldo existente na data da entrada em produção do sistema.
A partir desse momento, a cada movimentação financeira, o sistema atualizará o Saldo Atual. O Saldo Anterior é mantido fixo, como histórico; além disso, é com base neste valor que o ERPFlex consegue obter o saldo em qualquer dia anterior à data atual.
Portanto, os campos Saldo Anterior e Saldo Atual é que possibilitam o controle da integridade dos dados bancários, uma vez que partindo do saldo anterior e adicionando ou subtraindo todos os movimentos bancários de um determinado banco, deve resultar no saldo atual.
Por padrão, o Financeiro ERPFlex já envia cadastrados os bancos: Caixinha e Interno ERPFlex.
Cartões de Crédito e Débito
O Financeiro ERPFlex permite registrar pagamentos e recebimentos com cartão de crédito e débito e direciona as baixas desses movimentos em telas apropriadas que facilitam a conciliação com a fatura referente às compras e dos reembolsos recebidos da Administradora de Cartão pelas vendas realizadas.
Cartões de Crédito e Débito para Pagamento
No caso de pagamentos com cartão de crédito corporativo da empresa, deve ser informado o dia de vencimento da fatura.
A cada pagamento realizado, o vencimento do título será sugerido com o próximo dia de vencimento da fatura.
Para pagamentos com cartão de débito, não é necessário informar prazo e taxa, pois o valor é debitado automaticamente da conta bancária e não envolve tarifas para quem esta pagando, porém no sistema é necessário realizar a baixa manual. É comum lançar uma despesa que foi paga com cartão de débito, utilizando o tipo a vista e informar o banco, onde a baixa é feita de forma automática.
Cartões de Crédito e Débito para Recebimento
No cadastro de cartão de crédito para recebimento nas vendas, é importante informar o prazo em que a Administradora de cartão realiza o reembolso à empresa e a taxa descontada pelo serviço prestado.
A cada recebimento com cartão, o Financeiro ERPFlex calculará o vencimento das parcelas com base no prazo para reembolso. No momento da baixa, será sugerido o valor liquido, já com abatimento da taxa de administração. Além disso, será gerada automaticamente uma despesa em Compras no valor taxa.
Exemplo:
Em uma venda recebida com cartão de crédito no valor de R$ 120,00 e considerando a taxa administrativa de 3%,, ao realizar a baixa no sistema, o valor a receber será de R$ 116,40 e o valor de R$ 3,60 será lançado como despesa de taxa de serviço.
Para recebimentos com cartão de débito, é necessário informar o prazo de recebimento e a taxa, já que o reembolso ocorre da mesma forma que foi citado para cartão de crédito, mas geralmente com prazo de recebimento e taxa menores.
Onde é utilizado?
Nas rotinas de Vendas (receita, faturamento e orçamento), Gestão de Assinatura e Compras (despesa, compra, reembolso e pedido de compra).
Formas de Pagamento
O objetivo desse cadastro é estruturar as condições de pagamentos usadas pela empresa, tanto na compra como na venda. A forma de pagamento também auxilia o departamento financeiro a identificar como a área comercial negociou a quitação do título.
Para compor a forma de pagamento, estão disponíveis 4 tipos de estruturas:
- À Vista
- Este tipo lança o título já quitado na data da emissão, é obrigatório vincular um banco para baixa. Normalmente, utilizado para lançamentos em dinheiro no Caixinha.
- A prazo
- Permite definir parcelamentos e as respectivas datas de vencimento. A partir dele, podem ser gerados boletos, depósitos etc.
- Cheque-pre
- Este tipo considera que um cheque foi emitido, seja para pagamento ou recebimento. É possível utilizar o campo Número de parcelas/Intervalo em dias entre parcelas para prévia configuração do parcelamento. No entanto, no momento da compra ou faturamento, deverão ser informados os dados dos cheques.
- Cartões de Crédito
- Permite víncular com o cadastro de cartão de crédito. É possível utilizar o campo Número de parcelas para configuração prévia do parcelamento. No momento da compra ou faturamento, é que serão calculados os vencimentos, conforme o dia da fatura (se pagamento) ou prazo de reembolso (se recebimento) definidos no cadastro do cartão.
Lançamentos
Títulos a Pagar
O controle diário dos valores a pagar e a baixa do que foi pago é de extrema importância para o Financeiro da empresa.
O parâmetro Pagtos/Recebtos – vencidos e a vencer (Parâmetros > Workflow) encaminha um email ao responsável financeiro alertando antecipadamente sobre os títulos a vencer e sobre títulos vencidos.
Veja as operações que podem ser realizadas nessa tela:
- Títulos de Cheques
- Pagamento Parcial
- Pagamentos com Desconto
- Pagamentos com Acréscimo
- Pagamento com crédito
- Cancelamento de Baixas
- Cancelamento de Títulos
- Estorno de Cancelamento de Título
Títulos a Receber
O controle dos títulos a receber é de extrema importância avaliar diariamente os títulos a receber, efetuar a baixa dos que foram recebidos e realizar a cobrança dos inadimplentes.
Veja as operações que podem ser realizadas nessa tela:
- Baixa de Cheque
- Recebimento Parcial
- Recebimentos com Desconto
- Recebimentos com Acréscimo
- Recebimento com crédito
- Cancelamento de Baixas
- Cancelamento de Títulos
- Estorno de Cancelamento de Título
Empréstimos
Os empréstimos contraídos pela empresa junto às instituições financeiras e aos sócios são lançados nessa tela, que registra a entrada do dinheiro no banco e lança o valor da dívida no passivo no Balanço e DRE e PEF.
Caso o empréstimo tenha sido contraído antes da implantação e possua saldo devedor, esse valor deve ser informado no campo Saldo Anterior da tela de empréstimo. Isso faz com que esse saldo devedor seja apresentado no Balanço e DRE e no PEF, porém não seja feita movimentação de valor no banco.
1. Para cada prestação a pagar do empréstimo, deve ser incluída uma quitação com a data de emissão referente à prevista para o pagamento, ou seja, não se deve lançar um valor total de quitação e apenas parcelar. Caso contrário, o Balanço e DRE e o PEF irão considerar o empréstimo já quitado integramente, uma vez que é exibido pelo regime de competência e não de caixa.
2. Os valores devidos por juros e outras taxas decorrentes devem ser lançados à parte com um serviço de despesa financeira, também de forma mensal e não por parcelamento.
Investimentos
Além de permitir visualizar os valores dos ativos imobilizados, a tela de Investimento possibilita controlar os valores em aplicações financeiras.
Como lançar os rendimentos do investimento?
È importante destacar que os rendimentos da aplicação, devem ser registrados em duas etapas:
1º Lançamento de uma receita (tela Faturamento);
2º Lançamento da Aplicação do Rendimento na tela de Investimento.
Como lançar os impostos sobre resgates?
Já em relação aos débitos dos impostos que reduzem o valor da aplicação, o processo deve ser:
1º Lançamento do Resgate do valor da aplicação referente aos impostos;
2º Lançamento da despesa referente aos impostos pagos pela tela de compras.
Canal ERPFlex
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