MATA020 - Fornecedores | Sistema ERP Totvs Protheus

MATA020 – Fornecedores

A rotina MATA020 do sistema ERP Totvs Protheus permite registrar fornecedores tipo: Pessoa física, Pessoa jurídica, ou Outros (Exterior – uso para importação). O pagamento dos fornecedores é feito por meio de títulos a pagar gerados pelos registros dos documentos de entrada, ou por registros manuais utilizando os recursos disponíveis no módulo Financeiro.

Os dados gerados e movimentados para o fornecedor, no módulo Financeiro, atualizam a Consulta Posição Financeira do Fornecedor, em que estão destacados: Saldo em duplicatas a pagar, Maior compra, Primeira compra, Última compra, Maior saldo, Média de atraso, Quantidade de compras, Títulos em aberto, Títulos pagos, entre outros.

O devido preenchimento deste cadastro é importante para definir o perfil completo do fornecedor. Dados que podem ser utilizados em outras rotinas do Sistema.

Fornecedor é a entidade que tem por objetivo suprir as necessidades de produtos ou serviços de uma empresa, seja ela nacional ou não.

No MATA020 quando o fornecedor é um prestador de serviços, o registro deve existir no Cadastro de Produtos.

Quando o ERP Protheus possuir integração com o Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE), esse cadastro é integrado com a rotina Cadastro de Emitentes (GFEA015).

Consultoria Totvs Protheus

Seja qual for a necessidade, sempre oferecemos uma solução.

Consultores experiente em Totvs Protheus. Atendimento para suporte, implantação, e melhorias em seu sistema Totvs Protheus. Possuimos atendimentos presencial e Remoto. Entre em contato e solicite uma cotação .

Saiba Mais

É importante destacar também os cadastros de amarrações Produto x Fornecedor e Grupo x Fornecedor, pois vinculam um Fornecedor a um ou mais Produtos, ou Grupos de Produtos. Entretanto, o Sistema permite receber produtos e serviços de outros fornecedores, mesmo que não haja amarração.

As amarrações Produto x Fornecedor e Grupo x Fornecedor são essenciais para a geração da Cotação de Compras a partir da Solicitação de Compras.

Disponível o parâmetro MV_AGCUSTO para utilização da aglutinação de custos por empresas ou filiais realizando o cálculo on-line (direto na tabela de saldos SB2).

Na rotina MATA020, para utilizar a aglutinação é necessária a configuração do parâmetro MV_CUSFIL com o conteúdo E (Empresa) para aglutinar por Empresa e com conteúdo F (Filial) para que seja por Filial.

Tabelas Relacionadas:

SA2 – Fornecedores

Para facilitar o acesso às informações do Cadastro de Fornecedores, os dados deste devem estão agrupados em 6 (seis) pastas conforme abaixo:

Cadastrais: Nesta pasta informe os dados de identificação do fornecedor, tais como: Código, Loja, Razão Social, Nome Fantasia, Endereço, Município, Estado, CEP, Caixa Postal, Tipo (Jurídico, Físico ou Outros), CNPJ/CPF, RG, DDD, DDI, Telefone, e-mail etc.

Principais Campos:

Código (A2_COD): Código de identificação do fornecedor.

Loja (A2_LOJA): Código identificador de cada uma das unidades (lojas) de um Fornecedor.

Razão Social (A2_NOME): Razão social da empresa.

N. Fantasia (A2_NREDUZ): Nome pelo qual o Fornecedor é conhecido.

Endereço (A2_END): Endereço onde está localizado o Fornecedor.

Estado (A2_UF): Estado onde está localizado o Fornecedor.

Município (A2_MUN): Município onde está localizado o Fornecedor.

Tipo (A2_TIPO): Identifica o Tipo do Fornecedor como sendo pessoa Física, Jurídica ou outros.

CNPJ/CPF: Número do CNPJ ou CPF do fornecedor.

Adm./Fin: Nesta pasta informe os dados para controle Administrativo/Financeiro do Fornecedor, tais como: Código do Banco, Agência e Conta Corrente do Fornecedor, Natureza Financeira, Condição de Pagamento, Maior Compra, Média de Atraso, Maior Saldo, Quantidade de compras, Saldo em Duplicatas, Saldo em Moeda Forte (Exemplo: saldo em dólar) e Conta Contábil (esta informação é utilizada para Integração Contábil).

Fiscais: Nesta pasta digite as informações para calcular os impostos e o recolhimento na Entrada de Materiais de um Fornecedor, de acordo com a legislação vigente.

Compras: Nesta pasta defina as características do fornecedor relacionadas às Compras, tais como: Nome do Contato no Fornecedor, Código da Transportadora do Fornecedor Comumente utilizada, Data da Primeira Compra, Data da Última Compra, utilização do Comércio Eletrônico etc.

Outros: Esta pasta apresenta os dados adicionais do Fornecedor ou específicos para alguns ambientes (SIGAEIC, SIGAEEC, SIGAECO, SIGAEFF). Nos ambientes Importação, Exportação, Contabilidade de Importações e Financiamento de Importações, esta pasta contém importantes informações para identificação do Fornecedor/Fabricante e dados do representante.

Fil. Transf. (A2_FILTRF): código da filial correspondente ao cadastro (para utilização no processo de transferência entre filiais).

Ponto de Entrada MATA020

Ponto de Entrada Protheus são chamadas de Programas ADVPL colocadas em pontos estratégicos nas funções padrões do sistema Totvs Protheus e que originalmente não fazem nada. Abaixo listamos os principais pontos de entrada da rotina MATA020 – Fornecedores do Módulo de Compras.

  • MA020MEM – Na entrada do cadastro de Fornecedores
  • A020DELE – Após a confirmação da exclusão do Registro na Enchoice
  • EICPMS01 – Após a função que verifica a existência de registros em Produto X Fornecedor
  • M020Inc – Na Função de Inclusão do Programa de Atualização de Fornecedores
  • M020Alt – Na função de alteração do Programa de Atualização de Fornecedores
  • MA020TOK – Na Função que faz consistências após a digitação da tela.
  • MA020ALT – Na Função que consiste os dados na Alteração.
  • MA020FIL – Ponto de entrada no filtro do mbrowse
  • MA020BUT – Ponto de entrada para adicao de botoes de usuario
  • MT20FOPOS
  • A020EOK
  • M020EXC – Ponto de Entrada para executar validacoes de usuario para a exclusao de registro
  • MA020TDOK – Ponto de Entrada para a validacao dos dados digitados
  • MATA020IPG – Validações a confirmação de inclusão/alteração/exclusão
  • MA020ROT – Ponto de entrada para adicionar opcoes ao aRotina

A Six IT é uma Consultoria Totvs Protheus. Trabalhamos com implantações, suporte e melhorias. Entre em contato e saiba mais

Veja Também
Message Us on WhatsApp