MATA030 - Cadastro de Clientes | Sistema ERP Totvs Protheus

MATA030 – Clientes

A Rotina MATA030 Totvs Protheus de Cliente é a entidade que possui necessidades de produtos e serviços a serem supridas pela sua empresa.

Manter um cadastro de Clientes atualizado, MATA030 é uma ferramenta muito preciosa para diversos segmentos. Desde o micro-empresário até multinacionais, a partir do momento que uma empresa vende um produto ou um serviço, seja para um consumidor final, para um revendedor ou produtor, é necessário conhecer, e manter o conhecimento sobre quem são as entidades com as quais se está negociando.

Na rotina MATA030 é possível classificar os clientes em cinco tipos: Consumidor Final, Produtor Rural, Revendedor, Solidário e Exportação. Essa divisão foi feita em função do cálculo dos impostos, tratado de forma diferenciada para cada tipo.

Conceitualmente, a maioria das vezes em que é emitido um Documento de Saída, o destinatário é considerado um cliente, independente do tipo que ele possua, ou da denominação que a empresa tenha determinado para ele.

É importante que o cadastro de clientes MATA030 esteja o mais completo possível, possibilitando assim o máximo de informações a serem fornecidas e controladas pelo Sistema. Quanto mais completo estiver o cadastro, mais facilidades terá no Sistema.

Na rotina MATA030 de cadastro de clientes alguns campos, obrigatórios ou não, deveriam ser preenchidos sempre, pois são campos que permitem ao Sistema gerenciar informações importantes.

Se necessária alteração do cadastro de cliente, está disponível a opção Script para auxiliar o processo de qualificação, execução e consulta das respostas no próprio cadastro. Esta opção está localizada na barra superior do cadastro.

É possível realizar a atribuição de um perfil diferenciado no próprio cadastro de clientes, por meio da definição do perfil, a validade do perfil e uma observação relativa ao cliente diferenciado.

Quando o ERP Protheus possuir integração com o Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE), esse cadastro é integrado com a rotina Cadastro de Emitentes (GFEA015).

Consultoria Totvs Protheus

Seja qual for a necessidade, sempre oferecemos uma solução.

Consultores experiente em Totvs Protheus. Atendimento para suporte, implantação, e melhorias em seu sistema Totvs Protheus. Possuimos atendimentos presencial e Remoto. Entre em contato e solicite uma cotação .

Saiba Mais

Ponto de Entrada MATA030

Ponto de Entrada Protheus são chamadas de Programas ADVPL colocadas em pontos estratégicos nas funções padrões do sistema Totvs Protheus e que originalmente não fazem nada. Abaixo listamos os principais pontos de entrada da rotina MATA030 – Clientes do Módulo de Faturamento.

  • MA030MEM – Na entrada do Cadastro de Clientes
  • MA030ROT – Após a chamada da rotina de Browse
  • M030DEL – Antes de executar a Rotina de Exclusão de Clientes
  • M030EXC – Após a confirmação de Exclusão
  • M030Inc – Após a Inclusão dos dados do Cliente no arquivo
  • M030Alt – Na função de Alteração do Programa de Clientes
  • MALTCLI – Na função de alteração do Programa de Clientes
  • MA030TOK – Na função que verifica se os campos são válidos
  • MA030MEM Ponto de entrada para adicao de campos memo do usuario
  • MA030COR Ponto de entrada para adicionar cores de legenda para os clientes
  • MA030BRW Ponto de entrada no Filtro padrão do usuario
  • CRMBRWVIEW Ponto entrada para manipulação das views padrão
  • MA030REF Ponto de entrada para restringir a exibicao dos campos nos diferentes folders

A Six IT é uma Consultoria Totvs Protheus. Trabalhamos com implantações, suporte e melhorias. Entre em contato e saiba mais

Veja Também
Message Us on WhatsApp