MATA061 - Produto x Fornecedor Totvs Protheus | Six IT

MATA061 – Produto x Fornecedor

MATA061- Produto x Fornecedor

A Rotina MATA061 – produto x Fornecedor do sistema Totvs Protheus  é o cadastro que armazena informações referentes a relação dos produtos com seus respectivos fornecedores, tais como: o histórico dos 12 últimos preços de compra, condição de pagamento firmada, datas de compra e valores, pontuação do fornecedor etc.

Estas informações são utilizadas pelo sistema Protheus para avaliação das especificações de um fornecedor para um determinado produto, como por exemplo:

Em Geração automática das cotações de compras, quando estas são enviadas aos fornecedores dos produtos cadastrados.

Para controle dos produtos a serem enviados para o controle de qualidade, determinado pelos campos:

Controle Lote (A5_SKIPLOT) – Caso o usuário queira controlar o envio de materiais ao C.Q. pelo Skip-lote, este campo determina a freqüência de inspeção do produto de um determinado fornecedor (Skip-lote de compra) quando do recebimento do material. Exemplo: Com o Skip-lote 10, a cada 10 recebimentos deste fornecedor, 1 será direcionado ao armazém de C.Q.

Nota (A5_NOTA) – Nota de avaliação do fornecedor para o produto. Para este controle, cada produto também deverá possuir uma pontuação mínima para o controle de qualidade (Cadastro de Produtos).

Na digitação do Documento de Entrada, é feita uma avaliação entre a pontuação fornecedor (amarração Produto X Fornecedor) e a pontuação do produto. Caso a pontuação do fornecedor não atinja a pontuação do produto, este lote do material será enviado ao armazém do controle de qualidade (especificado pelo parâmetro MV_CQ); caso a pontuação do fornecedor atinja a pontuação mínima exigida do produto, este lote do material passará pelo processo de avaliação do Skip-lote.

Consultoria Totvs Protheus

Seja qual for a necessidade, sempre oferecemos uma solução.

Consultores experiente em Totvs Protheus. Atendimento para suporte, implantação, e melhorias em seu sistema Totvs Protheus. Possuimos atendimentos presencial e Remoto. Entre em contato e solicite uma cotação .

Saiba Mais

Importante

Este cadastro pode ser atualizado automaticamente pela rotina de Documento de Entrada, quando ocorrer a compra de produtos deste fornecedor (caso tenha sido determinado pela parametrização).

Note que ao preencher os campos Fornecedor (A5_FORNECE) e Fabricante(A5_FABR), o sistema preenche os campos Loja (A5_LOJA) e Loja Fabric.(A5_FALOJA).

O Sistema também contempla o recebimento de Documento Fiscal tendo o produto informado na Nota Fiscal diferente do utilizado internamente, com regras tributarias diferenciadas inclusive.

Para atender esta exceção cadastre nesta rotina o produto base para cálculo dos impostos. O histórico utilizado, devido à importância deste cadastro, é ativado pelo parâmetro MV_HISSTAB e será armazenado na tabela Histórico de Alterações Cli/For (AIF) no mesmo padrão das tabelas Clientes(SA1), Fornecedores(SA2), Transportadoras(SA4) e Descrição Genérica do Produto(SB1).

Dados Tecnicos

Tabelas Relacionadas:

Produto X Fornecedor (SA5);

Produtos (SB1);

Fornecedores (SA2);

Principais campos:

Fornecedor (A5_FORNECE): Código do Fornecedor a ser cadastrado.

Loja (A5_LOJA): Código da Loja do Fornecedor a ser cadastrado.

Produto (A5_PRODUTO): Código do Produto a ser cadastrado.

Controle Lote (A5_SKIPLOT): Determina a frequência de Inspeção do Produto de um determinado.

Fornecedor (skip-lote de compra): quando houver Recebimento do Material. Exemplo: com o skip-lote10, a cada dez recebimentos deste Fornecedor, um será direcionado ao armazém de CQ.

Nota (A5_NOTA): Nota de Avaliação do Fornecedor para o Produto. Para esse controle cada produto deve também possuir uma pontuação mínima para o Controle de Qualidade (Cadastro de Produtos). Na digitação do Documento de Entrada é realizada uma Avaliação entre a Pontuação o Fornecedor (amarração Produto X Fornecedor) e a pontuação do Produto. Se a pontuação do Fornecedor não atinge a Pontuação do Produto, o Lote do Material será enviado ao armazém do Controle de Qualidade (especificado pelo parâmetro MV_CQ). Se a pontuação do Fornecedor atingir a valor mínimo exigido do produto, o lote do material passa pelo processo de Avaliação do skip-lote.

Pontos de Entrada MATA061

Ponto de Entrada Protheus são chamadas de Programas ADVPL colocadas em pontos estratégicos nas funções padrões do sistema Totvs Protheus e que originalmente não fazem nada. Abaixo listamos os principais pontos de entrada da rotina MATA061 – Produto x Fornecedor do Módulo de Compras

  • MT061MN – Ponto de Entrada para adição de botões ao aRotina

A Six IT é uma Consultoria Totvs Protheus. Trabalhamos com implantações, suporte e melhorias. Entre em contato e saiba mais

Veja Também
Message Us on WhatsApp