MATA094 - Liberação de Documentos | Six IT Consultoria ERP

MATA094 – Liberação de Documentos

MATA094 - Liberação de Documentos

A Liberação de Documentos MATA094 Totvs Protheus está disponível apenas para usuários que optaram pelo controle de alçadas definido nos cadastros de Compradores, Grupos de Compras, Aprovadores e Grupos de Aprovação. Ela é utilizada para identificar os responsáveis pelas autorizações e gerenciamento dos gastos da empresa considerando o Valor do Documento, Entidade Contábil ou ambas modalidades.

Consultoria Totvs Protheus

Seja qual for a necessidade, sempre oferecemos uma solução.

Consultores experiente em Totvs Protheus. Atendimento para suporte, implantação, e melhorias em seu sistema Totvs Protheus. Possuimos atendimentos presencial e Remoto. Entre em contato e solicite uma cotação .

Saiba Mais

O modelo de controle de alçadas por entidades contábeis é definido da seguinte forma:

  • Somente por valor: o parâmetro MV_APRPCEC precisa estar desativado (F) e o comprador deve conter um grupo de aprovação associado, sendo que, nesta condição é verificado o valor do documento no momento da aprovação.
  • Somente por entidade contábil: o parâmetro MV_APRPCEC precisa estar ativado (T) e o comprador não deve conter um grupo de aprovação associado, sendo que, nesta condição é verificada a autonomia das Entidades Contábeis que, por padrão, são formadas por Centro de Custo, Conta Contábil, Item da Conta e Classe de Valor.
  • Por valor e entidade contábil: o parâmetro MV_APRPCEC precisa estar ativado (T) e o comprador deve conter um grupo de aprovação associado, sendo que, nesta condição é verificado o valor do documento e a autonomia das entidades contábeis.

A Liberação de Documentos é utilizada nos módulos de Compras, Gestão de Contratos, Estoque/Custos e Gestão de Licitações.

Os documentos são apresentados conforme parametrização da rotina e de acordo com a sequência em que foram acatados pelos Grupos de Aprovação.

Após a confirmação da liberação, o nome do usuário aprovador é registrado na parte inferior do documento juntamente com o local disponível para assinatura.

Liberação de Documentos e Medições

Após ser gerada uma medição bloqueada por alçadas, o usuário deve aprová-la na rotina de Liberação de Documentos. Ao realizar este procedimento, os documentos que apresentam o conteúdo do campo TIPO igual a MD e tiver o parâmetro MV_CNMDEAT ativado, terá a medição encerrada automaticamente. Desta forma, não há necessidade de acessar novamente a rotina de Medições para fazer seu encerramento.

Aprovação de Revisão pelo Grupo de Aprovação

Ao ser gerada uma revisão de contrato na rotina de Manutenção de Contratos e o tipo de contrato possuir controle de alçadas definido nos campos Ctrl.Aprov. e Gpr.Apr.Sit., esta revisão ficará bloqueada e a legenda sinalizará no campo Situação o conteúdo igual a Revisão em Aprovação por Alçadas.

Para liberar esta revisão, o usuário pertencente ao grupo de aprovadores deve acessar a rotina de Liberação de Documentos e visualizar o documento de aprovação de alçada por intermédio do campo Tipo Docto com conteúdo igual a RV para efetuar sua liberação.

Após a liberação do documento, o processo de aprovação da revisão é realizado automaticamente e não é necessário utilizar a opção Aprovar Revisão na Manutenção de Contratos.

Pontos de Entrada MATA094

Ponto de Entrada Protheus são chamadas de Programas ADVPL colocadas em pontos estratégicos nas funções padrões do sistema Totvs Protheus e que originalmente não fazem nada. Abaixo listamos os principais pontos de entrada da rotina MATA094 – Liberação de Documentos do Módulo de Compras

  • MT094LBF
  • MT094FIL – Ponto de entrada para filtro de usuario
  • MT094LEG – Ponto de entrada para alterar/criar legenda/cor

A Six IT é uma Consultoria Totvs Protheus. Trabalhamos com implantações, suporte e melhorias. Entre em contato e saiba mais

Veja Também
Message Us on WhatsApp