MATA121 – Pedido de Compra | Sistema ERP Totvs Protheus

MATA121 – Pedido de Compra

MATA121 – Pedido de Compra

O Pedido de Compra MATA121 do sistema Totvs Protheus é um contrato formal entre a empresa e o fornecedor, deve representar fielmente as condições e características da compra efetuada. É o acordo que representa as condições em que foi feita a negociação, tais como: material, quantidade, qualidade, frequência de entregas, prazos, preços, local de entrega, tributação, entre outros.

A rotina MATA121 Totvs Protheus permite que o Pedido de Compra seja gerado manualmente, relacionado a uma Solicitação de Compras previamente cadastrada, ou automaticamente por meio da análise da melhor cotação. Porém, não é obrigatória a existência de uma solicitação para a inclusão do pedido de compra. Depende da parametrização inicial.

O parâmetro MV_RESTINC restringe a inclusão de um Pedido de Compra (MATA121) sem uma Solicitação de Compras para os usuários não cadastrados como compradores.

Quando o Departamento de Compras utiliza o conceito de Controle de Alçadasmaster_pequeno do Microsiga Protheus®, é possível definir se os compradores/grupo de compras podem dar manutenção aos pedidos, efetuados por outros compradores/grupo de compras. Para isto deve-se configurar o parâmetro MV_RESTPED.

Se o Pedido de Compra ( MATA121 ) for digitado com base em uma Solicitação de Compras, o Sistema transporta automaticamente os dados de quantidade, unidade, número e item da solicitação, executando a baixa da solicitação, uma vez que esta já foi aprovada.

Alteração do preço unitário do produto.

Para configurar se o preço unitário do produto poderá ser ou não alterado, no registro de entrada da nota fiscal ou na inclusão da autorização de entrega, mesmo quando os valores já forem informados no Pedido de Compras, na Autorização de Entrega ou no Contrato de Parceria, observe do parâmetro MV_ALTPRCC.

  • Configure o Parâmetro MV_IMPAUT para definir se no Pedido de Compra /Autorização de Entrega de forma automática, será impressa a Etiqueta de Produto.
  • Para realizar a Contabilização On-Line na exclusão do Pedido de Compras, configure o Parâmetro MV_COEXCPC com T.

Alteração e exclusão de pedidos devem efetuados na mesma filial em que estavam quando foram gerados.

Observe o conteúdo do parâmetro MV_ALTEPEDC que define se o pedido de compra já atendido pode ser alterado. Se o conteúdo estiver preenchido com N (não), não será permitida a alteração do pedido de compra. Caso contrário, conteúdo igual S (sim), será possível alterar alguns campos do pedido de compra mesmo já atendido; os campos: Produto, Quantidade e Valor da mercadoria não podem ser alterados.

  • Ao utilizar o conceito de Controle de Alçadasmaster_pequeno, a exclusão do pedido de compra somente pode ser efetuada pelo usuário que a fez ou pelo seu supervisor e este pedido deve ser liberado posteriormente pelo seu grupo de aprovação.
  • Se o Pedido de Compra foi gerado por meio da análise da melhor cotação e este precise de exclusão posterior, o Sistema permite a restauração das cotações para os pedidos excluídos, ou seja, a cotação que o originou pode retornar ao status Aberta e ser analisada novamente, gerando um novo pedido. Porém, isto só pode ser feito quando a cotação tiver gerado apenas um pedido. Caso contrário, para dar continuidade ao processo de compras, gere uma nova Solicitação de Compra e a partir desta, uma nova cotação.

Para utilizar este recurso, é necessário configurar o parâmetro MV_PCEXCOT com o conteúdo igual a 1. O padrão deste parâmetro é 2 (desabilitado), neste caso, ao excluir o Pedido, a Cotação é mantida como encerrada e deve-se abrir uma nova Solicitação de Compras.

Consultoria Totvs Protheus

Seja qual for a necessidade, sempre oferecemos uma solução.

Consultores experiente em Totvs Protheus. Atendimento para suporte, implantação, e melhorias em seu sistema Totvs Protheus. Possuimos atendimentos presencial e Remoto. Entre em contato e solicite uma cotação .

Saiba Mais

Ponto de Entrada MATA121

Ponto de Entrada Protheus são chamadas de Programas ADVPL colocadas em pontos estratégicos nas funções padrões do sistema Totvs Protheus e que originalmente não fazem nada. Abaixo listamos os principais pontos de entrada da rotina MATA121 – Pedido de Compra do Módulo de Compras

  • cFileRdMk – Antes da chamada da Função de Browse
  • MT120FIL – Antes da apresentação do Browse e após a preparação da filtragem dos Grupos de Compras
  • MT120ALT – Antes da chamada das rotinas de inclusão, alteração, visualização e exclusão
  • MA120BUT – Na função específica de EnchoiceBar que define os botões padrões do Pedido de Compra
  • MTA120E – Antes da exclusão do Pedido de Compras no SC7
  • A120F4CP – Na função que monta a Tela com as Solicitações/Contrato em aberto.
  • A120F4FI – No Botão de Consulta F4 das Solicitações de Compra ou Contrato de Parceria
  • MT120C1D – No cadastro de Pedidos de Compras
  • MT120C1C – No cadastro de Pedidos de Compras
  • MTA120G1 – Será executado antes da gravação dos itens do Pedido Compra
  • MT120GRV – Antes da gravação dos itens do Pedido de Compra
  • MTA120G2 – Após a Gravação dos Itens de Solicitações de Compra, no SC1
  • MT120APV – Antes da Gravação dos Pedidos Aprovados
  • WFW120P – Após Gravação do Pedido do Liberado
  • MT120OK – Após a confirmação dos itens da GetDados e antes do Rodapé
  • MT120MAK – Na função que monta uma tela de Integração com as Solicitações/Contratos
  • MT120LOK – Na função de verificação da linha digitada
  • MT120OK – Após a confirmação dos itens da GetDados e antes do Rodapé

A Six IT é uma Consultoria Totvs Protheus. Trabalhamos com implantações, suporte e melhorias. Entre em contato e saiba mais

Veja Também
Message Us on WhatsApp