O que é BABok | Saiba sobre as áreas de Analise de Negócios

O que é BABok

O BABok (Business Analysis Body of Knowledge), é um guia publicado e mantido pelo IIBA, reconhecido como padrão para as práticas de Análise de Negócio.

O guia BABok descreve as áreas de conhecimentos da Análise de Negócios, suas respectivas atividades e tarefas e as habilidades necessárias para ser eficaz na sua execução.

Consultoria ERP

Seja qual for a necessidade, sempre oferecemos uma solução.

Consultores experiente em SAP e Totvs Protheus. Atendimento para suporte, implantação, e melhorias em seu sistema ERP. Possuimos atendimentos presencial e Remoto. Entre em contato e solicite uma cotação .

Saiba Mais

IIBA (International Institute of Business Analysis)

O IIBA é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo facilitar o trabalho de profissionais que atuam na área de análise de negócio.

A análise do negócio possibilita entender a estrutura, as políticas e operações de uma organização e recomendar soluções para que uma organização atinja seus objetivos.

O analista de negócio age como elo entre os integrantes de uma organização para obter, analisar, comunicar e validar necessidades de alterações em processos, políticas ou sistemas de informação. Ele entende os problemas e as oportunidades e recomenda soluções.

Seja qual for a sua responsabilidade, levantamento de requerimentos, análise de sistemas, análise de negócio, gerenciamento de projeto, melhoria de processos. O IIBA tem como objetivo facilitar o seu trabalho.

O que é Análise de Negócio

Segundo BABok, Análise de Negócio é o conjunto de tarefas e técnicas utilizadas para o trabalho como um elo de ligação entre todas as partes interessadas (stakeholders), a fim de compreender a estrutura, as políticas e operações de uma empresa e para recomendar soluções que permitam a empresa a alcançar seus objetivos

Análise de Negócio envolve entendimento de como as organizações realiza os seus propósitos e definindo as capacidades que uma empresa requer para fornecer produtos e serviços para seus os clientes (ou stakeholders externos).

Inclui a definição de metas, o modo como esses objetivos conectam com objetivos mais específicos, a determinação dos planos de ação que uma organização tem de comprometer-se para atingir esses objetivos e metas e estabelecer a forma como as diferentes unidades de negócio e as partes interessadas internas e externas (stakeholders internos e externos), se interagem.

Análise de Negócio pode ser feita para entender o cenário atual de empresa ou servir como base para identificação das necessidades de negócio.

Em muitas casos, porém, Análise de Negócio, é feita para definir e validar as soluções que satisfaçam as necessidades de negócio, metas ou objetivos.

Análise de Negócio (BABok) deve avaliar e sintetizar as informações que são fornecidas por todas as pessoas que interagem com o negócio, tais como clientes, pessoal de Staff, fornecedores, pessoal de TI, executivos e etc.

O Analista de Negócio (BABok) é responsável por obter as reais necessidades das partes interessadas, não apenas os seus desejos expressos.

Em muitos casos, o Analista de Negócio atuará como facilitador da comunicação entre as unidades de negócio.

Um exemplo de atuação do Analista de Negócio como facilitar, é no alinhamento das necessidades das unidades de negócio com os serviços entregues pela TI (Tecnologia da Informação).

Quem é o Analista de Negócio

Segundo BABok, um Analista Negócio é qualquer pessoa que exerça atividades de Análise de Negócio, não importando qual seja seu cargo, função ou papel.

A Análise de Negócio profissional não incluem apenas as pessoas com o cargo Analista de Negócios, ela também pode incluir Analista de Sistemas, Analista de Requisitos, Engenheiro de Sistemas Corporativo, Analista de Processo, Analista de Produto, Gerente de Produto, Product Owner (SCRUM), Arquitetos de Solução Corporativa, Consultores de Gestão ou qualquer outra pessoa que execute as tarefas descritas no Guia BABok® , incluindo aqueles que exercem também disciplinas relacionadas, tais como Gerenciamento de Projeto, Desenvolvimento de Software, Garantia de Qualidade e etc.

Áreas de Conhecimento

Planejamento e Monitoramento de Análise de Negócio

É a área que abrange conhecimento de como o Analista Negócio determinar que atividades que são necessárias, para concluir um esforço de Análise de Negócio.

Ela abrange identificação das partes interessadas (stakeholders), a seleção de técnicas de Análise de Negócio, o processo que será usada para gerenciar requisitos e para avaliar o progresso do trabalhos.

As tarefas nesta área conhecimento governam o desempenho de todas as outras tarefas de Análise de Negócio.

Análise Corporativo

Descreve como Analista de Negócio identifica as necessidades de negócio, refina , esclarece a definição da necessidade e determina o escopo da solução que será implementada.

Esta área de conhecimento especifica a definição do problema, análise, desenvolvimento do caso de negócio, estudo viabilidade e definição do escopo da solução.

Elicitação

BABok descreve como o Analista de Negócio trabalha com as partes interessadas (stakeholders) para identificar e compreender as suas necessidades, preocupações e compreender o ambiente que eles trabalham. O objetivo da Elicitação é garantir que as necessidades reais dos stakeholders sejam completamente compreendidas.

Gerenciamento e Comunicação de Requisitos

Babok descreve a forma como o Analista de Negócio devem gerenciar os conflitos, problemas e mudanças. Com objetivo de assegurar que as partes interessadas e a equipe (do projeto) permanecem em um comum acordo sobre a escopo da solução e como os requisitos são comunicados aos stakeholders, bem como conhecimentos adquiridos pelo Analista de Negócio é mantido para uso futuro.

Análise de Requisitos

BABok descreve como o Analista de Negócio deve priorizar e elaborar solução de forma incremental para os requisitos, de modo a permitir que a equipe (do projeto) implemente uma solução que atenda as necessidades da organização patrocinadora e das partes interessadas. Isto envolve analisar as necessidades dos stakeholders para definir as soluções que satisfaçam essas necessidades, avaliar o estado atual da empresa para identificar e recomendar melhorias, bem como a verificação e validação dos requisitos resultantes.

Avaliação e Validação da Solução

BABok descreve como Analista de Negócio deve avaliar as propostas de soluções para determinar qual a solução melhor atende as necessidades, identificar as lacunas , soluções insuficiências e determinar soluções ou alterações necessárias. Ela também detalha como os Analista de Negócio avalia e distribui as soluções para ver quão bem eles se atendem as necessidades e para que a organização patrocinadora avalie o desempenho e a eficácia da solução.

Competências Fundamentais

BABok descreve como o comportamento, conhecimento e outras características que dão suporte ao desempenho efetivo da Análise de Negócio.

Veja Também
Message Us on WhatsApp