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Certificação ITIL

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O que é ITIL

A ITIL (IT Infrastructure Lybrary) é uma biblioteca composta das melhores práticas para gerenciamento de serviços de tecnologia da Informação (TI), criada pelo governo Britânico em 1980, se tornando padrão de no mercado em 1990. Conforme matéria publicada no site Atila Arruda, a ITIL é composta por sete livros principais. Não se trata de uma metodologia e sim várias fo rmas e maneiras para práticas adotadas nas empresas, sendo utilizado por mais de 10.000 empresas em todo o mundo.

A ITIL é um consenso de como devem ser tratados os processos dentro de um departamento de TI. Esses processos podem ser utilizados em empresas públicas ou privados, de grande ou pequeno porte. Gestores de TI buscam nesse processo, trazer a adoção das melhores práticas, com objetivo de trazer resultados positivos, como redução de custos e agilidade em seus processos.

A ITIL oferece um framework comum para todas as atividades do departamento de TI. Seus processos propiciam o uso das melhores práticas fazendo com que o departamento de TI possa adotar independente da organização.

Melhores Práticas ITIL

As melhores práticas da ITIL têm como objetivos:

  • Servir de inspiração para melhorar seus processos de TI;
  • Sugerir onde é possível chegar, pois outras empresas já conseguiram resultados positivos;
  • Sugerir para que servem os processos e práticas;
  • Sugerir por que adotar os processos e práticas.

Muitas destas melhores práticas são claramente identificadas e na verdade são utilizadas na maioria das organizações de TI.

A ITIL apresenta as melhores práticas de forma coesa. Os livros da ITIL descrevem como estas podem ser otimizadas e como a coordenação das atividades pode ser aperfeiçoada. Os livros também explicam como os processos podem ser formalizados dentro de uma organização. Fornecem uma referência dentro da organização para uma terminologia padronizada e ajudam a definir os objetivos e determinar o esforço requerido.

A vantagem da adoção das melhores práticas está no fato de não ter que “reinventar a roda”, adotar práticas já testadas propicia um ganho de tempo e retorno mais rápido sobre o projeto de implementação de uma Gestão de Serviços.

Por que a ITIL é importante?

Com o crescimento da TI nas organizações, tem sido um meio muito importante para alcançar os objetivos de uma empresa. Visto que a necessidade de um serviço de TI mais completo, a ITIL tem servindo como apoio para melhorar os processos de TI.

  • Segundo o autor entre os principais objetivos da adoção das melhores práticas da ITIL podemos destacar os seguintes:
  • Alinhar os Serviços de TI com as necessidades atuais e futuras do negócio e seus clientes. Todos os processos da ITIL falam que a TI precisa entender os requisitos de negócio da empresa para poder planejar e prover seus serviços para atender as expectativas;
  • Melhorar a qualidade dos serviços de TI. Através de um programa de melhoria contínua deve se buscar a consistência na entrega dos serviços, atendendo as necessidades de negócio;
  • Reduzir custos na provisão de serviços. Este é um dos motivos chaves que levam os gestores de TI a adotarem as melhores práticas, já existem vários casos de sucesso onde houve grande redução dos custos operacionais e investimentos em TI;
  • Processos mais eficientes e eficazes, buscando rapidez e resultados nos processos;

Exame ITIL

O EXIN (Examination Institute for Information Science), juntamente com o ISEB (Information Systems Examinations Board), desenvolveram uma certificação profissional para a ITIL, isso aconteceu em cooperação com o OCG e ITSMF.

O ISEB e o EXIN são organizações sem fins lucrativos, que cooperam para oferecer ema escala de qualificação ITIL em cinco diferentes níveis:

  • Master
  • Expert
  • Intermediate
  • Practitioner
  • Foundation

O sistema de certificação é baseado nas exigências para o cumprimento do papel relevante dentro de uma organização de TI.

Para se tornar certificado pela ITIL Foundation, um profissional precisa fazer o exame ITIL Foundation, que consiste em 40 questões de múltipla escolha. O certificado é concedido quando o profissional responde corretamente a 65% das questões. O exame pode ser feito como conclusão de um treinamento em sala de aula ou pode ser preparado por meio do auto-estudo.

O esquema de certificação ITIL apresenta os níveis básico, prático, intermediário, especializado e mestre. As certificações seguem formatos diferentes – do Foundation, que é um exame de múltipla escolha com 40 perguntas, ao Master, onde você deve demonstrar como implementou as práticas ITIL.

Tópicos

Alguns dos tópicos abordados na ITIL Foundation incluem:

  • Gerenciamento de serviços de TI como uma prática
  • Ciclo de Serviço ITIL
  • Tecnologia e arquitetura
  • Competência e treinamento

A certificação também cobre processos, modelos, funções e funções. Os objetivos de aprendizagem se concentram em conhecer e compreender os principais termos e definições. Certificação

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