O que é PMBOK | Saiba tudo sobre o PMBOK | Six IT Consultoria ERP

O que é PMBOK

O que é PMBOK

O Guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK) foi elaborado pelo Project Management Institute (PMI), conjuntamente com diversos profissionais e especialistas filiados. Sua primeira versão foi publicada em 1996, a segunda foi lançada em 2000, a terceira em 2004 e a quarta em 2008.

  • Segundo o Project Management Institute (2008), o principal objetivo desse método é delimitar um conjunto de conhecimentos em gestão de projetos PMBOK amplamente reconhecido como boa prática.
  • O PMBOK fornece vocabulário comum aos gerentes de projetos, assim como um guia de processos, ferramentas e técnicas que são extremamente úteis na condução dos projetos de uma organização.
  • Segundo Fernandes e Abreu (2012), o método do PMBOK pode ser utilizado nos mais variados projetos possíveis, incluindo os de Tecnologia da Informação (TI).
  • A ênfase do modelo é sobre a gestão de projetos, e não sobre a engenharia do produto resultante do projeto. Por exemplo, podemos utilizar o modelo para a gestão de projetos de software e sistemas, mas não para o processo metodológico do desenvolvimento do software. O PMBOK, para ser utilizado de forma consistente em uma organização de TI, necessita de adaptações em função dos tipos, portes e riscos dos projetos. Além do mais, deve ser estabelecido um processo de gerenciamento de projetos que interligue, de forma lógica e coerente, as boas práticas […]. Adicionalmente, formulários específicos devem ser elaborados para o uso do processo. O modelo também pode ser aplicado em ferramentas de gerenciamento de projetos existentes no mercado, sendo que algumas ferramentas podem apoiar total ou parcialmente as boas práticas do modelo. Como toda inovação, a implantação do gerenciamento de projetos na organização também não é uma tarefa fácil. Necessita de forte comprometimento das lideranças da organização e dos executivos e gerentes (FERNANDES; ABREU, 2012, p. 365).
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Ciclo de vida do gerenciamento do projeto

  • O ciclo de vida do gerenciamento do projeto PMBOK é o conjunto de processos que necessitam ser seguidos para o bom gerenciamento do projeto. Divide-se em cinco grandes grupos de processos de gerenciamento, que são compostos por processos individuais e relacionados. São os grupos de:
    • processos de iniciação;
    • processos de planejamento;
    • processos de execução;
    • processos de monitoramento e controle;
    • processos de encerramento.
  • O grupo de processos de iniciação reúne os processos de definição de um novo projeto ou nova fase do projeto, incluindo as aprovações para comprometimento dos recursos organizacionais necessários ao início de um projeto ou de uma fase específica.
  • O grupo de processos de planejamento inclui os processos que estabelecem o escopo total do esforço, determinando um planejamento, bem como revisitando e refinando as metas e os objetivos do projeto.
  • Essa é uma das fases mais importantes de um ciclo de vida de gerenciamento de projetos.
  • O grupo de processos de execução é composto por processos que concretizam os planos de um projeto. Assegura, também, que a execução do processo permaneça sincronizada com objetivos e metas definidos.
  • O grupo de processos de monitoramento e controle efetua as avaliações de desempenho e as analisa, visando regular, rever e controlar o progresso do desempenho do projeto.
  • O grupo de processos de encerramento tem a responsabilidade de terminar formalmente e ordenadamente as atividades de uma fase ou do projeto propriamente dito. Em muitas situações, a esse grupo de processo é dispensada pouca atenção, o que prejudica o alinhamento final do projeto.
  • A progressão pelos grupos de processos do gerenciamento de projetos tem as mesmas características que a progressão pelas fases do projeto. Isto é, os custos são mais baixos durante os processos de iniciação, e poucos membros da equipe estão envolvidos. No grupo de processo de execução, o custo e o número de pessoas participantes aumentam e voltam a diminuir conforme o projeto se aproxima do encerramento. As chances de sucesso são mínimas durante a iniciação e muito grandes durante o encerramento. As chances de risco são maiores durante os processos de iniciação, planejamento e
    execução, mas o impacto dos riscos é maior durante os últimos processos. As partes interessadas têm maior influência durante os processos de iniciação e planejamento e veem essa influência diminuir ao longo dos processos de execução, monitoramento e controle e encerramento (HELDMAN, 2009, p. 30).
  • As ações dos grupos de processos se inter-relacionam e se sobrepõem de formas muitas vezes iterativas, devendo ser revisitadas várias vezes ao longo do ciclo de vida. Esses processos produzem saídas que são entradas em outros processos, inclusive de grupos diferentes, conforme pode ser verificado abaixo:
    1. Iniciação
    2. Planejamento
    3. Execução
    4. Monitoramento e Controle
    5. Encerramento

Áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos

  • Além dos grupos de processos, o modelo PMBOK é constituído por nove áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos. Essas áreas são: gerenciamento da integração do projeto; gerenciamento do escopo do projeto; gerenciamento do tempo do projeto; gerenciamento dos custos do projeto; gerenciamento da qualidade do projeto; gerenciamento dos recursos humanos do projeto; gerenciamento das comunicações do projeto; gerenciamento dos riscos do projeto; gerenciamento das aquisições do projeto.
  • Do relacionamento entre as áreas de conhecimento e os grupos de processos, encontram-se os processos de gerenciamento de projetos PMBOK, conforme veremos a seguir:
    • Área de conhecimento: gerenciamento da integração do projeto
      • Processo de iniciação: desenvolver o termo de abertura do projeto.
      • Processo de planejamento: desenvolver o plano de gerenciamento do projeto.
      • Processo de execução: orientar e gerenciar a execução do projeto.
      • Processos de monitoramento e controle: monitorar e controlar o trabalho do projeto e realizar o controle integrado do projeto.
      • Processo de encerramento: encerrar o projeto ou a fase.
    • Área de conhecimento: gerenciamento do escopo do projeto
      • Processos de planejamento:
        • coletar requisitos;
        • definir escopo;
        • criar EAP (estrutura analítica de projeto).
      • Processos de monitoramento e controle: verificar e controlar o escopo.
    • Área de conhecimento: gerenciamento do tempo do projeto
      • Processos de planejamento:
        • definir atividades;
        • sequenciar atividades;
        • estimar os recursos das atividades;
        • estimar a duração das atividades;
        • desenvolver o cronograma.
      • Processo de monitoramento e controle: controlar o cronograma.
    • Área de conhecimento: gerenciamento dos custos do projeto
      • Processos de planejamento: estimar os custos e determinar o orçamento.
      • Processo de monitoramento e controle: controlar os custos.
    • Área de conhecimento: gerenciamento da qualidade do projeto
      • Processo de planejamento: planejar a qualidade.
      • Processo de execução: realizar a garantia da qualidade.
      • Processo de monitoramento e controle: realizar o controle da qualidade.
    • Área de conhecimento: gerenciamento de recursos humanos do projeto
      • Processo de planejamento: desenvolver o plano de recursos humanos.
      • Processos de execução: mobilizar, desenvolver e gerenciar a equipe do projeto.
    • Área de conhecimento: gerenciamento das comunicações do projeto
      • Processo de iniciação: identificar as partes interessadas.
      • Processo de planejamento: planejar as comunicações.
      • Processos de execução:
        • distribuir informações;
        • gerenciar as expectativas das partes interessadas.
      • Processos de monitoramento e controle: reportar o desempenho.
    • Área de conhecimento: gerenciamento dos riscos do projeto
      • Processos de planejamento:
        • planejar o gerenciamento de riscos;
        • identificar os riscos;
        • realizar a análise quantitativa dos riscos;
        • planejar a resposta aos riscos.
      • Processo de monitoramento e controle: monitorar e controlar os riscos.
    • Área de conhecimento: gerenciamento de aquisições do projeto
      • Processo de planejamento:  planejar as aquisições.
      • Processo de execução: conduzir as aquisições.
      • Processo de monitoramento e controle: administrar as aquisições.
      • Processo de encerramento: encerrar as aquisições

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