O que é SAP

O que é SAP

Conheça o SAP

O que é SAP

O SAP (Systems Applications and Products) é um ERP (Enterprise Resource Planning) ou seja um sistema integrado de Gestão empresarial.

Com a matriz instalada em Waldorf, Alemanha, e subsidiárias em 50 países, a SAP é uma das três maiores empresas de software do mundo.

Consultores Especializados

A Six IT possui um time de especialistas em sistemas ERP. Profissionais com ampla experiência em implementações, suporte (Remoto ou presencial) e Desenvolvimentos de customizações. Entre em contato e faça uma cotação.

História:

Em 1971, a empresa XEROX, ao interromper seu negócio de hardware, queria que seu processo de negócios completo fosse alterado para tecnologia IBM, terceirizando-o para a IBM. Depois de algum tempo, a IBM decidiu interromper esse projeto. 5 amigos trabalharam dedicadamente neste desenvolvimento para a XEROX com a IBM, ficaram muito inspirados com o escopo deste trabalho. Eles literalmente queriam explorar suas possibilidades e, portanto, pediram demissão da IBM.

Em 1972, os cinco amigos,  Dietmar Hopp, Hans Werner Hector, Hasso Plattner, Klaus Tschira e Claus Wellenreuther lançaram uma empresa chamada Systems Applications and Products in Data Processing (Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados) em Mannheim, Alemanha. Sua visão: desenvolver um software aplicativo padrão para processos de negócios em tempo real.

Um ano depois, o primeiro aplicativo de contabilidade financeira estava pronto, formando a base para o contínuo desenvolvimento de outros componentes de software para aquilo que mais tarde veio a ser conhecido como sistema “R/1”. O “R” é a primeira letra de “real-time data processing” (processamento de dados em tempo real).

O primeiro cliente da Empresa foi a Imperial Chemical Industries , para o desenvolvimento de software de folha de pagamento e contabilidade. Naquela época, todas as empresas, incluindo a IBM, os dados eram armazenados em cartões perfurados. A análise dos dados em cartões perfurados foi mais demorada e por isso a Empresa adotou um novo método de conceito de dados centralizado , onde todos os dados eram armazenados em um único banco de dados. Esse movimento impulsionou o crescimento da Empresa.

Em 1979 a SAP desenvolve o sistema R/2, software de gestão empresarial integrada orientado para a plataforma IBM (mainframe)

Em 1992, um marco fundamental: em seu 20º aniversário, a SAP disponibiliza ao mercado o sistema R/3 – Software integrado de gestão totalmente desenvolvido para plataformas Client/Server.

No ano de 1999 a SAP anuncia sua estratégia de produtos orientados para o e-business: o mySAP.com

Disponibilizado em 2000 o mySAP.com é um conjunto de aplicaçoes e serviços que suporta as necessidades empresariais em ambientes colaborativos através da internet, com isso, a SAP passa a ter 15.000 clientes em 120 paises, e se posiciona como um fornecedor de soluções empresariais.

EM 2004 a SAP, com 26.000 clientes, revoluciona o conceito de ERP: A Enterprise Services Architecture (ESA) viabiliza a primeira versão do SAP Netweaver – uma plataforma central de integração e aplicações empresariais.

Atualmente a SAP oferece um conjunto de módulos com diversas aplicações de negócio. Os módulos são integrados e contém a maior parte das funcionalidades necessárias às grandes corporações , incluindo manufatura, finanças, vendas e distribuição e recursos humanos.

Alguns Módulos SAP

Modulos SAP

Contabilidade de Custos

A Contabilidade de Custos (CO), além de fornecer informações para a administração do processo decisório, facilita a coordenação, o acompanhamento e a otimização de todos os processos de uma organização

Contabilidade Financeira

A principal tarefa da contabilidade financeira é prover uma visão abrangente e integrada das demonstrações contábeis para fins legais.

Essencialmente, o razão funciona como um registro completo de todas as transações contábeis. É o modelo centralizado e atualizado para a prestação de contas.

Administração de Materiais

O componente Administraçao de Materiais (MM) controla todas as fases envolvidas na administração de suprimentos e estoques.

    • Planejamento e controle de materiais
    • Compras
    • Administração de estoque
    • Administração de serviços
    • Revisão de faturas

Vendas e Distribuição

O módulo de vendas e distribuição é parte integrante do sistema SAP. Sua função é administrar as relações comerciais de fornecimento de produtos ou prestação de serviços, realizadas entre a empresa e o cliente, desde a fase de pré-vendas até a entrada de pagamento.

Planejamento da Produção

O Componente SAP Planejamento e Controle da Produção (SAP PP) do sistema abrange o conjunto de funções utilizadas no processo produtivo, desde o estabelecimento da demanda do produto acabado até a fabricação de materiais intermediários e determinação das quantidades de matérias-primas ou componentes a serem comprados.

Esse processo está integrado a outras funções da empresa, como por exemplo, compras, vendas, custos etc.

Project Systems

O módulo SAP PS ( Project Systems ) é um dos importantes módulos funcionais do SAP . SAP Project Systems pode otimizar os processos de negócios desde o planejamento do projeto até a execução do projeto.

Este módulo lida com unidades organizacionais e ciclo do projeto, estruturas do projeto, planejamento e orçamento, materiais e serviços, programação, execução, encerramento do período, etc.

Recursos Humanos

SAP HR ( Recursos Humanos ) é um dos maiores módulos funcionais do SAP . É denominado SAP HR ou SAP HRMS, HCM ou SAP Human Resources. Ele contém os principais submódulos de Gestão Organizacional, Administração de Pessoal , Recrutamento, Gestão de Tempo, Folha de Pagamento, Gestão de Remuneração, Planejamento de Custos de Pessoal, Gestão de Orçamento, Desenvolvimento de Pessoal, Gestão de Treinamento e Eventos, Gestão de Viagens, Saúde Ambiental e Segurança.

Quality Management

SAP QM (Quality Management) é um módulo funcional para melhorar a qualidade dos produtos. Este módulo lida com Planejamento de Qualidade, Execução, Inspeções, Controle de Qualidade e Certificados de Qualidade.

Plant Maintenance

SAP PM ( Plant Maintenance ) é um módulo funcional que cuida da manutenção de equipamentos e permite um planejamento eficiente dos cronogramas de produção e geração e fornece interfaces para controle de processos e sistemas SCADA.

O componente de aplicativo SAP ERP Plant Maintenance (PM) fornece uma solução de software abrangente para todas as atividades de manutenção realizadas em uma empresa. Oferece suporte a métodos de manutenção com boa relação custo-benefício, como manutenção baseada em riscos ou manutenção preventiva , e fornece planejamento abrangente de interrupções e gerenciamento poderoso de ordens de serviço.

Veja também:

O que é ABAP
O que é ABAP admin

Saiba tudo sobre o SAP ABAP

SAP PP
SAP PP admin

Saiba tudo sobre o SAP PP

SAP SD
SAP SD admin

Saiba tudo sobre o SAP SD

SAP CO
SAP CO admin

Saiba tudo sobre o SAP CO

Contatos

Entre em contato e saiba mais

Contato

Envie seus dados que entraremos em contato
Fale Conosco pelo Whatsapp (11) 96646-0719