SAP CO

SAP CO

Conheça o SAP CO

SAP CO - Contabilidade de Custos

Função da Contabilidade de Custos

A Contabilidade de Custos (SAP CO), além de fornecer informações para a administração do processo decisório, facilita a coordenação, o acompanhamento e a otimização de todos os processos de uma organização.

Isso envolve o registro do consumo de fatores de produção e dos serviços fornecidos por uma organização, assim como a documentação de eventos reais.

O nível de detalhes fornecido pelo componente Contabilidade de Custos (CO) permite o rastreamento de informações especificas para a supervisão dos gastos (custos e despesas), as decisões comerciais e o controle de vendas, porque, além de conter as áreas da empresa, tais como centros de custo e ordens internas, o componente SAP CO contém contas denominadas classe de custos

Uma das principais tarefas do SAP CO é o planejamento. Com o planejamento é possível calcular os desvios por meio da comparação dos dados reais com os dados planejados, o que permite controlar os desvios da organização.

Os cálculos de lucros e perdas como, por exemplo, os cálculos da contribuição marginal são usados para controlar a rentabilidade de áreas individuais de uma organização, bem como da organização como um todo.

Consultores Especializados

A Six IT possui um time de especialistas em sistemas ERP. Profissionais com ampla experiência em implementações, suporte (Remoto ou presencial) e Desenvolvimentos de customizações. Entre em contato e faça uma cotação.

Integração

A Contabilidade de Custos (SAP CO) e Contabilidade Financeira (SAP FI) são componentes independentes no sistema.

Pelo fato do fluxo de dados entre os dois componentes ocorrer regularmente, todos os dados relevantes ao custo fluem automaticamente da Contabilidade Financeira para a Contabilidade de Custos.

Ao mesmo tempo, o sistema atribui os custos e receitas a diferentes objetos de classificação contábil de CO, tais como:

    • Centros de Custos
    • Processos empresariais
    • Projetos (Elemento PEP, Diagrama de Rede)
    • Ordens

As contas relevantes na contabilidade financeira são gerenciadas na Contabilidade de Custos como classes de custo ou classes de receita, o que permite comparar e reconciliar os valores de SAP CO e de SAP FI.

Componentes de SAP CO

Contabilidade de Classe de Custo (CO-OM-CEL)

A Contabilidade de classes de custo fornece as contas utilizadas pela controladoria para armazenar gastos (Custos e despesas) e receitas.

As classes podem ser divididas em primárias ou secundárias. Observe a seguir:

      •  As Classes Primárias referem-se a gastos, tais como compra de materiais, consumo de matérias-primas, folha de pagamento ou receitas de vendas de produtos ou serviços
      •  As Classes Secundárias referem-se a atividades operacionais internas que são relevantes somente para a contabilidade de custos, mostrando o fluxo de valores internos, como nos casos de aplicação de atividades, cálculos de gastos gerais, rateios e apropriações de ordens (liquidações)

O Conceito de classe de custo primaria, aqui, não coincide com o conceito normalmente aceito para os custos primários, que os classifica como o somatório dos custos diretos de matérias-primas e mão-de-obra.

 A contabilidade de classe de custo e de receita fornece uma visão geral dos custos e das receitas que ocorrem em uma organização.

A maioria dos valores são transferidos automaticamente da contabilidade financeira para a contabilidade de custos.

Contabilidade de centro de custo (CO-OM-CCA)

A contabilidade de centro de custo determina onde as despesas ocorreram dentro da organização.

A organização pode ser dividida em centros de custos de acordo com as diferentes abordagens de negocio, tais como areas de responsabilidades, localização,, necessidades funcionais, critérios de alocação e/ou fornecimento de atividades ou serviços

Para analises adicionais, um centro de custo também pode ser vinculado a um centro de lucro e/ou a uma divisão.

Além disso, para garantir a conciliação entre transações externas, todo centro de custo deve estar associado a uma empresa.

Custeio baseado na atividade (CO-OM-ABC)

O custeio baseado na atividade permite uma visão da empersa orientada a processos, porque apresenta as atividades na empresa, bem como seus custos de forma transparente.

Diferente da contabilidade de centro de custo, o custei baseado na atividade busca determinar o que gera as despesas nos processos empresariais e não onde eles ocorreram.

Ordens Internas (CO-OM-OPA)

As ordens internas são usadas para analisar e controlar gastos ou receitas de acordo com o serviço que os originou.

Para garantir que os custos não sejam excedidos, pode-se atribuir orçamentos e essas ordens, que são monitoradas pelo sistema

Contabilidade de custos do produto (CO-PC)

A Contabilidade de custos do produto permite planejar, simular e acompanhar os custos de fabricação de produtos ou serviços

Além disso, permite calcular o preço mínimo pelo qual um produto pode ser comercializado com lucro.

Demonstração de resultados (CO-PA)

A demonstração de resultados analisa os lucros ou as perdas de uma organização por segmento de mercado

A demonstração resultado, além de documentar dados reais (resultado) permite que sejam elaborados os Planejamentos de Vendas dos produtos e serviços fornecidos pela organização. Os dados do Planejamento podem ser comparados com os dados realizados no sistema de informação.

A demonstração de resultados é mais orientada às áreas de vendas e marketing, e sua principal fonte de informação são os dados de vendas, que fornecem as informações necessárias para a análise de rentabilidade.

Contabilidade de Centro de Lucro (EC-PCA)

A contabilidade de centro de lucro analisa os lucros ou as perdas de áreas independentes e individuais dentro de uma organização, que são responsáveis pelos seus gastos e receitas.

A Contabilidade de centros de lucro permite descentralizar a administração da organização, delegando aos responsáveis o controle dos gastos e receitas por áreas dentro de uma organização.

Os centros de lucro podem representar áreas de negócios, linhas de produtos, centros ou mesmo regiões. Além dos gastos e receitas, podem ser atribuídos itens de balanço como valores do estoque, imobilizado, contas a pagar e contas a receber. A atribuição desses itens permite calcular outro índice financeiro como: retorno sobre investimento, Fluxo de Caixa, rentabilidade por empregado, entre outros.

Veja também:

O que é ABAP
O que é ABAP admin

Saiba tudo sobre o SAP ABAP

SAP PP
SAP PP admin

Saiba tudo sobre o SAP PP

SAP SD
SAP SD admin

Saiba tudo sobre o SAP SD

SAP CO
SAP CO admin

Saiba tudo sobre o SAP CO

Contatos

Entre em contato e saiba mais

Contato

Envie seus dados que entraremos em contato
Fale Conosco pelo Whatsapp (11) 96646-0719