SAP MM

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Conheça o SAP MM

SAP MM - Administração de Materiais

O componente Administraçao de Materiais ( SAP MM) controla todas as fases envolvidas na administração de suprimentos e estoques.

    • Planejamento e controle de materiais
    • Compras
    • Administração de estoque
    • Administração de serviços
    • Revisão de faturas

A utilização do componente SAP MM possibilita:

    • Acompanhar todo o processo de suprimentos de materiais e serviços
    • Avaliar o fornecedor e o controle de estoque
    • Gerar dados para a contabilidade e escrituração fiscal – Livros Fiscais relacionados a compra de materiais e devolução ao fornecedor.

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Dados Mestre

Os dados mestre representam os principais cadastros do sistema, os quais podem ser utilizados por diversas aplicações

    • Registro Mestre de Fornecedores
    • Registro Mestre de Serviços
    • Registro Mestre de Materiais

Integração

O componente de administração de Materiais SAP MM integra-se com os seguintes componentes do sistema:

Contabilidade de Custos (CO)

Haverá integração nos casos em que a compra de materiais ou serviços for destinada a um objeto contábil, como por exemplo, Centro de custos, Ordem de produção, Ordem de Vendas, etc.

Contabilidade Financeira (FI)

Os componente de MM e FI serão integrados, por meio dos lançamentos contábeis, para a conta de estoque de material ou conta de consumo, além da geração do lançamento do Contas a Pagar do Fornecedor.

Vendas e Distribuição (SD)

Dentro da estrutura de planejamento e controle de materiais, uma necessidade da área de vendas pode ser repassada para compras. Além disso, uma requisição de compra pode ser diretamente atribuída a uma ordem do cliente ao ser criada.

Controle de Qualidade (QM)

Componente responsável por analisar a qualidade das mercadorias compradas e produzidas internamente e pela decisão de utilização das mesmas.

Planejamento e produção (PP)

Componente responsável pela execução do planejamento dos materiais necessários no processo produtivo e pelo processo de produção do mesmo.

Processos em Administração de Materiais SAP MM

Você sabe o que é o ciclo de suprimento e o que acontece nas fases desse ciclo?

O ciclo de suprimentos identifica todas as fases de um processo de compras, desde a identificação da necessidade do material até o processo de pagamento do fornecedor.

O ciclo de suprimentos de um serviço ou material é dividido nas fases abaixo.

Determinação de necessidades

Uma necessidade é detectada pelo MRP (Material Requirements Planning ou Planejamento da Necessidade de Materiais) ou pelo usuário que gera uma requisição de compras.

Determinação da fonte de suprimentos

A área de Compras ajuda a identificar as fontes de suprimentos (Fornecedores) baseadas em pedidos anteriores, contratos, listas de opções de fornecimento ou ainda uma quita por fornecedor. Se nenhuma fonte de suprimentos for identificada, existe a possibilidade de gerar um processo de solicitação de cotação aos fornecedores cadastrados e envia-la eletronicamente, por meio do sistema EDI, fax ou e-mail.

Determinação de fornecedores e comparação de cotações

O sistema é capaz de efetuar comparações de preços entre várias cotações. Cargas de recusa podem ser enviadas automaticamente para os fornecedores não selecionados.

Processamento de pedido

A área de Compras pode criar o pedido de compras de forma manual ou automática (Utilizando as informações da requisição de compras ou da cotação do sistema). Nesta fase, pode-se determinar quais impostos incidirão sobre esta compra, por meio da utilização do código de IVA (Imposto sobre Valor Agregado).

Controle de Pedidos

O encarregado de compras pode monitorar o status de processamento do pedido on-line a qualquer hora e pode determinar se mercadorias ou uma fatura foram recebidas para o item relacionado ao pedido. O sistema fornece o status atualizado de todas as requisições de compra, cotações e pedidos

Entrada de Mercadorias

Nesta fase, o sistema registra a quantidade recebida da mercadoria, fazendo consistência em relação a quantidade solicitada no pedido de compras e efetuada a primeira parte da contabilização do processo. Geralmente, debita o estoque ou conta de consumo e credita conta transitória de EM/EF de acordo com o valor negociado no pedido. Se o material for controlado a custo fixo, será de acordo com o custo fixo do seu cadastro

Verificaçao de Faturas

O sistema faz a consistência dos preços e do conteúdo das faturas do fornecedor comparando com os dados negociados no Pedido de Compras. O encarregado pelas faturas é notificado dos desvios de quantidade e preço, uma vez que o sistema tem acesso aos pedidos e dados da entrada de mercadorias, acelerando o processo de auditoria e compensação de faturas para pagamento. Neste processo, o livro fiscal é gerado, caso a nota fiscal do fornecedor tenha impostos relevantes para escrituração

Processo de Pagamentos

A contabilidade Financeira cuida do Processamento dos pagamentos de fornecedores.

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