SAP PS Project System | Saiba tudo sobre o SAP PS

SAP PS

SAP PS Project System

O Módulo SAP PS Project System é a ferramenta que suporta todas as fases de um Projeto, facilitando e tornando eficiente o seu controle e gerenciamento.

O SAP integra, através dos seus diversos módulos, o planejamento, programação e acompanhamento do projeto, processos de requisição, aquisição, entrega, estocagem/armazenamento, movimentação e aplicação dos recursos (pessoal, materiais, equipamentos e serviços), pagamento a terceiros, impostos, depreciações, e demais providências inerentes a um projeto.

O Sistema de Projetos  SAP PS é parte do sistema da SAP solução para projeto e portfólio Gestão. Sistema de Projeto ajuda você a gerenciar o projeto ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde montar uma estrutura, desenhar planos detalhados, para executar e conclusão do projeto.

Tantos projetos de larga escala, como construção de uma fábrica, quanto projetos de pequena escala, como a organização de uma feira ou exposição, exigem planejamento das muitas operações detalhadas envolvidas. O gerente de projeto tem a função de garantir que esse seja executado eficientemente, no prazo e dentro do orçamento o que se consegue ao providenciar que os recursos e fundos exigidos estejam disponíveis quando necessário.

Os projetos geralmente fazem parte dos processos internos de uma empresa. Para controlar todas as tarefas na execução de projetos, é necessário um formulário organizacional específico para o projeto, compartilhado por todos os departamentos envolvidos. Antes que um projeto seja executado em sua totalidade, seus objetivos devem ser descritos com precisão e as tarefas a ser executadas devem ser estruturadas. Uma estrutura de projeto simples e objetiva é a base para o seu planejamento, monitorização e controle de forma bem sucedida. Um projeto pode ser estruturado conforme os seguintes pontos de vista:

  • Por estruturas, com a utilização de um plano da estrutura do projeto (PEP)
  • Por processo, com a utilização de operações individuais (pacotes de trabalho)

Os gerentes de projeto geralmente fazem distinção entre dois tipos de projetos:

  • Projetos financiados externamente
  • Projetos de clientes
  • Projetos financiados internamente
  • Projetos de custos indiretos
  • Projetos de investimento

Ao se utilizar o SAP PS, tem-se a possibilidade de planejar custos, elaborar orçamento, programar datas de execução das tarefas, gerar requisições de compra para materiais e serviços, controlar a disponibilidade orçamentária, etc.

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Estrutura Organizacional SAP PS

Cada projeto começa com a definição e classificação das estruturas requeridas para processamento e a incorporação dessas na estrutura empresarial existente.

O Sistema de projetos não tem estruturas organizacionais próprias; incorpora-se à estrutura existente ao fazer atribuições às unidades organizacionais em Logística e Contabilidade. É isso que permite ao Sistema de projetos apresentar dados claramente e de muitas maneiras diferentes.

Moedas no SAP PS

Todos os dados dependentes de moeda no Sistema de projetos são administrados paralelamente em três moedas diferentes:

  • Moeda da área de contabilidade de custos: O projeto como um todo (plano da estrutura do projeto juntamente com os diagramas de rede, as atividades e as ordens atribuídas) deve estar em uma área de contabilidade de custos. Por este motivo, a moeda da área de contabilidade de custos em um projeto é sempre uniforme.
  • Moeda do objeto: Pode-se atribuir qualquer moeda do objeto desejada aos seguintes objetos no SAP PS Sistema de projetos:
    • Definição do projeto (valor proposto para comparar elementos PEP)
    • Elemento PEP
    • Cabeçalho de diagrama de rede
    • Atividade de rede

Se for atribuído um certo número de empresas a uma área de contabilidade de custos e as empresas tiverem moedas diferentes, não será possível alocar uma moeda do objeto. O sistema utiliza automaticamente a moeda interna da empresa respectiva.

  • Moeda de transação

Os custos e as receitas provenientes de diferentes transações comerciais no projeto são registrados na moeda da transação comercial adequada – por exemplo, a moeda de entrada do pedido.

O planejamento também considera as moedas de transação comercial. Por exemplo, para uma tarefa executada por terceiros, o sistema obtém a moeda do registro de informação para compras. Se nenhuma moeda tiver sido atualizada no registro de informação para compras, será possível atualizá-la manualmente na transação comercial. O planejamento do fluxo financeiro é sempre exibido no projeto por moeda.

Cada montante no projeto é convertido conforme for adequado ao ser lançado e gravado no banco de dados em todas as três moedas. As taxas de conversão de moeda são estipuladas no Guia de implementação do SAP PS Sistema de projetos

O que é um Plano da Estrutura do Projeto SAP PS?

Um plano da estrutura do projeto (PEP) é um modelo do trabalho a ser executado em um projeto organizado em uma estrutura hierárquica. O PEP é uma ferramenta importante que ajuda a manter uma síntese do projeto:

  • Forma a base para a organização e coordenação no projeto.
  • Mostra o montante de trabalho, o tempo requerido, e os custos envolvidos no projeto.

O plano da estrutura do projeto é a base operativa para as etapas seguintes no planejamento de projetos, como o planejamento de custos, programação de prazos, planejamento de capacidade e controlling do projeto.

A estrutura do projeto pode ser representada segundo diferentes critérios:

  • Fases (orientado por lógica)
  • Por função (orientado por função)
  • Por objeto (orientado por objeto)

O que compõe um plano da estrutura do projeto (PEP)?

Em um plano da estrutura do projeto, o usuário descreve as tarefas e operações individuais do projeto como elementos individuais em uma hierarquia.

De acordo com a fase do projeto, o usuário continua a expandir as tarefas e operações do projeto, etapa por etapa, até atingir o grau de detalhe necessário para executá-lo.

Elementos PEP

Os elementos individuais representam atividades dentro do plano da estrutura de projeto. No Sistema de Projetos, esses elementos são chamados elementos de plano da estrutura de projeto (elementos PEP). Os elementos PEP podem ser:

  • Tarefas
  • Tarefas parciais que são subdivididas posteriormente
  • Pacotes de trabalho

Processos com o diagrama de rede

Uma das etapas no planejamento de projeto é determinar a seqüência na qual as tarefas serão executadas. Nessa etapa, determina m-se quais tarefas são interdependentes e quais exigem trabalho adicional ou devem ser mais subdivididas .

No Sistema de Projetos, é possível planejar os processos e a seqüência de tarefa, com diagramas de rede.

O que é um diagrama de rede?

Um diagrama de rede pode representar a seqüência de tarefas em um projeto ou a seqüência de uma única tarefa dentro de um projeto. No Sistema de projetos, é possível exibir graficamente diversos elementos estruturais de um projeto e suas interdependências.

Durante a existência de um projeto, os diagramas de rede são utilizados como base para planejar, analisar, controlar e monitorar as programações, datas e recursos (como pessoal, máquinas, meios auxiliares de produção, materiais, documentos e desenhos).

São encontrados a seguir alguns exemplos do tipo de perguntas que podem ser respondidas com base nas informações obtidas em um diagrama de rede:

  • Quais são os pontos confusos nos processos do projeto e quais as prováveis conseqüências?
  • Onde estão as incertezas da programação e qual sua dimensão?
  • Quando e em que montante incorre-se em custos e despesas para este projeto?
  • Quando e em que quantidade os recursos devem estar disponíveis para que a programação possa ser mantida?

No Sistema de projetos , os diagramas de rede estão em modo de atividade.

Os componentes essenciais de um diagrama de rede são:

  • Atividades
  • Relacionamento entre as atividades

Atividades

Os dados mais importantes que descrevem uma tarefa no Sistema de projetos são:

  • O centro de trabalho no qual a tarefa deve ser executada
  • Duração da tarefa
  • Datas de início e fim da tarefa
  • Recursos necessários para a execução da tarefa
  • Textos e documentos que descrevem a tarefa

Relações

Geralmente existe um motivo para uma seqüência específica de tarefas em um diagrama de rede. Por exemplo, talvez existam dependências técnicas entre as operações individuais. Essas dependências são representadas por relações, em que uma tarefa é a prece dente ou a sucessora de outra.

O tipo de relação especifica o modo como as operações individuais se interligam:

  • Relação Início – Fim (IF)

Relação de dependência entre o fim de uma operação e o início de sua sucessora.

  • Relação Inicio – Início (II)

Relação de dependência entre o início de uma operação e o início de sua sucessora.

  • Relação Fim – Fim (FF)

Relação de dependência entre o fim de uma operação e o fim de sua sucessora.

  • Relação Início – Fim (SF)

Relação de dependência entre o início de uma operação e o fim de sua sucessora.

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