SAP SD

SAP SD

Conheça o SAP SD

SAP SD - Vendas e Distribuição

Entendendo o Módulo de Vendas e Distribuição

Você sabe qual é a função do módulo de SAP SD Vendas e Distribuição?

O módulo de vendas e distribuição é parte integrante do sistema SAP. Sua função é administrar as relações comerciais de fornecimento de produtos ou prestação de serviços, realizadas entre a empresa e o cliente, desde a fase de pré-vendas até a entrada de pagamento.

Estas transações comerciais relacionadas a vendas e distribuições são registradas no sistema como documentos de vendas. Um processamento de vendas pode conter, por exemplo, na sua forma mais simples, os seguintes documentos:

    • Cotação
    • Ordem de vendas
    • Remessa
    • Fatura

Consultores Especializados

A Six IT possui um time de especialistas em sistemas ERP. Profissionais com ampla experiência em implementações, suporte (Remoto ou presencial) e Desenvolvimentos de customizações. Entre em contato e faça uma cotação.

Estrutura Organizacionais

No sistema, é possível utilizar as diversas estruturas organizacionais sob o ponto de vista de contabilidade, SAP MM administração de materiais e SAP SD vendas e distribuição. Essas estruturas podem ser combinadas e formam uma base, na qual é possível processar todas as transações comerciais.

As seguintes unidades organizacionais formam a estrutura de SAP SD vendas e distribuição:

Organização de vendas

A organização de Vendas é responsável pela venda e distribuição de mercadorias e serviços. Representa a unidade de vendas como uma entidade jurídica. É responsável por garantias de produtos e direitos de recurso do cliente. Cada transação comercial é processada dentro de uma organização de vendas. É necessário exibir, pelo menos, uma organização de vendas no componente de vendas e distribuição.

Canal de distribuição

O canal de distribuição representa as estratégias para a distribuição de mercadorias e/ou serviços ao cliente, ou seja, é o meio pelo qual os materiais de vendas ou sérvios chegam ao cliente. Diversos canais de distribuição podem ser atribuídos a uma Organização de Vendas

Setor de atividades

O setor de atividades é utilizado para agrupar matérias e serviços, ou seja, ele representa um grupo de produtos. Por exemplo: setor de atividade “motocicletas” e setor de atividades “computadores”.

Escritório de vendas

Os aspectos geográficos das estruturas de vendas são definidos por meio de Escritório de vendas. Um escritório de vendas pode ser considerado como um escritório verdadeiro ou talvez um território ou região. Os escritórios de vendas são atribuídos as áreas de vendas.

Grupo de Vendedores

Os Grupos de Vendedores são formados por empregados de um escritório de vendas definidos para cada setor de atividades ou canal de distribuição. Os grupos de vendedores são atribuídos aos escritórios de vendas.

Local de Expedição

O Local de Expedição é a unidade organizacional que controla as atividades de remessa de mercadoria. Pode ser uma rampa de carga, uma sala de malotes ou um grupo de funcionários responsáveis pela organização das remessas

Unidade organizacional: Área de Vendas

A Área de Vendas é a combinação de uma organização de vendas, um canal de distribuição e um setor de atividade. Ele define o canal de distribuição que uma organização de vendas utiliza para vender produtos de um determinado setor

Outras unidades organizacionais, como empresa, filial, centro e deposito, além de serem usadas em vendas e distribuição, são usada em outros componentes do sistema:

Mandante

O mandante possui o nível máximo da hierarquia de estruturas do sistema. É uma unidade comercial, organizacional e técnica que forma um grupo corporativo. Os mandantes tem seus próprios registros mestre e conjuntos de tabelas.

As especificações e dados entrados neste nível são validos para todas as empresas e demais estruturas organizacional

Empresa

Uma Empresa representa uma unidade contábil independente. É uma sociedade dentro de uma corporação ou uma subsidiaria que gera, individualmente, balanços patrimoniais e cálculos de lucros e perdas requeridos por lei.

Filial

A filial é uma unidade organizacional que atende as exigências legais (fiscais e tributarias) do Brasil, sendo necessárias para emissão de notas fiscais, lançamentos nos livros fiscais e apresentação de relatórios legais. É Representada entre os níveis de empresa e centro. Pode estar associada a mais de um centro, desde que possuam o mesmo endereço.

Centro

O centro estrutura a empresa a partir de perspectivas de produção, suprimento, manutenção, vendas, armazenagem e planejamento de materiais. Pode ser uma instalação fabril, um agrupamento de depósitos, um centro de distribuição ou um local de prestação de serviços.

Depósito

Os Depósitos são locais de armazenagem que permitem a diferenciação física do material dentro de um centro.

Integração: Centro, deposito e Local de Expedição

Durante o processo de vendas, os centros e depósitos são utilizados primeiro para verificar estoques e depois para fornecer as mercadorias pedidas pelo cliente. O local de expedição é responsável pela programação e pelo processamento dessas remessas, bem como pelas remessas de reabastecimento para os depósitos.

Registro de Dados Mestre

No sistema, o processamento de Vendas e Distribuição requer a gravação dos dados mestres, tais como:

Informações sobre produtos e serviços, preços que serão utilizados na comercialização e o cliente que será envolvido na transação comercial.

Quando o usuário cria um documento de vendas, o Sistema pode propor os dados automaticamente a partir destes registros mestre previamente gravados.

Dados mestre de Clientes

Os dados mestre de clientes são relevantes para cada processo em Vendas e Distribuição. Eles fornecem as informações necessárias sobre o cliente envolvido na relação de negócios.

Exemplo: Nome, endereço, idioma, telefone, condições de pagamento, além de dados de processamento, envio e faturamento de pedidos.

Cliente/Material

Ao processar um documento, o registro de informações de cliente-material são preferenciais em relação aos valores propostos no mestre de clientes e no mestre de materiais. Se, por exemplo, um dos clientes desejar utilizar uma descrição de material diferente da usada pela empresa, é possível grava-la no registro de informações de cliente-material. Além disso, o Sistema utiliza esta fonte para a determinação do código de impostos mais usado para a combinação de cliente/material.

Dados metre de materiais

Todas as informações necessárias a administração de material e respectivos estoques e utilização são atualizadas no registro mestre de material. Isso inclui, por exemplo, dados sobre compras, vendas e armazenamento. Durante o processamento de vendas, é acessado diversas vezes pelo sistema, como por exemplo, na ordem, expedição e faturamento.

Preços

As informações sobre os preços aplicados para os produtos e/ou serviços são gravadas no sistema como dados mestre. Esses dados mestre são gravados na forma de registros de condição. O sistema transfere automaticamente os dados dos registros de condição para os documentos de vendas e faturamento.

Processos em Vendas e Distribuição

As etapas em um processo de SAP SD Vendas e Distribuição são reproduzidas pelos documentos eletrônicos que estão interligados.

  1. Pré-Vendas

O cliclo de Administração de ordens de cliente pode iniciar com as atividades pré-vendas. Essas atividades podem incluir:

    • Criação e acompanhamento dos contados do cliente;
    • Lista de correspondência;
    • Respostas as perguntas do cliente recebidas por e-mail, fax, etc..;
    • Cotação
  1. Vendas

No processo de Vendas, é registrada a solicitação de mercadorias ou serviços de um cliente por meio de documentos eletrônicos, que podem ser contratos, programas de remessas e ordens standards.

Geralmente, esses documentos contém:

    • Informações sobre o cliente e materiais;
    • Condições para determinação do preço de cada item;
    • Quantidades e datas de fornecimento;
    • Informações sobre o processo de expedição;
    • Informações sobre faturamento;
  1. Expedição

Em expedição, é registrado o documento de fornecimento, cuja função é controlar, a apoiar e monitorar todos os subprocessos de expedição, como:

    • Picking (Separação de mercadorias para expedição);
    • Embalagem (packing);
    • Planejamento e monitoramento do transporte (documento de transporte);
    • Lançamento de saída de mercadorias (documentos de saída de mercadorias);

Obs.: Os três primeiros itens são opcionais e dependem dos processos implementados na empresa.

  1. Faturamento

O documento de faturamento atua como uma origem de dados para a Contabilidade Financeira (FI) e para Controlling (CO). Em geral, quando um documento de faturamento é criado, o sistema:

    • Lança valores nas contas apropriadas;
    • Atribui custos e receitas à venda efetuada.
  1. Emissão da Nota Fiscal

A nota fiscal precisa acompanhar cada remessa de mercadorias. A emissão da nota fiscal pode ocorrer manualmente ou automaticamente após o faturamento. Ao emitir a nota fiscal, o sistema também automaticamente atualiza os livros fiscais. Depois de uma nota fiscal ter sido gerada, é possível visualiza-la e imprimi-la.

Veja também:

O que é ABAP
O que é ABAP admin

Saiba tudo sobre o SAP ABAP

SAP PP
SAP PP admin

Saiba tudo sobre o SAP PP

SAP SD
SAP SD admin

Saiba tudo sobre o SAP SD

SAP CO
SAP CO admin

Saiba tudo sobre o SAP CO

Contatos

Entre em contato e saiba mais

Contato

Envie seus dados que entraremos em contato
Fale Conosco pelo Whatsapp (11) 96646-0719