SIGACSA – Módulo Cargos e Salários

SIGACSA – Módulo Cargos e Salários

SIGACSA - Módulo Cargos e Salários

A Administração de Cargos e Salários de uma empresa tem por função o planejamento e a permanente compatibilização dos cargos e dos respectivos salários em relação ao mercado de trabalho, à política salarial da própria empresa e à sua estrutura de cargos.

O salário é uma demonstração objetiva do quanto a empresa valoriza o trabalho de seus colaboradores. Associado ao plano de carreira da empresa, quando bem administrado pelo Departamento de Recursos Humanos, pode vir a ser não somente um fator de motivação, mas um fator que servirá de base aos fatores motivadores ligados ao cargo ocupado, à perspectiva de crescimento profissional e trabalho executado. O Salário não é fator de motivação quando analisado isoladamente, ele vem fortalecer os aspectos motivadores que o colaborador encontra na empresa para melhorar seu desempenho.

Para que possa existir ambiente motivador nas organizações, pessoas integradas e produtivas, são necessários planos adequados de Recursos Humanos, e, dentre eles, o mais importante é o de Cargos e Salários, pois sem ele dificilmente os demais planos funcionam.

Normalmente, após os planos de Cargos e Salários as empresas implantam os planos de carreira, treinamento e desenvolvimento.

O ambiente Cargos e Salários possibilita automatizar os processos inerentes à sua administração.

Entre seus controles, destacam-se:

Definição de Cargos

A partir dos dados coletados na análise de cargos é possível elaborar o perfil do profissional adequado para ocupar determinado cargo na estrutura organizacional de uma empresa. Para compor o perfil do profissional é necessário o conhecimento da essência do trabalho a ser realizado, suas responsabilidades e atribuições. Todos estes dados estão disponíveis no Cadastro de Cargos.

Fatores de Avaliação: Geral e Grupo

Os fatores de avaliação permitem a qualificação das áreas e dos cargos de uma empresa. O sistema possibilita que sejam cadastrados como Fatores de Avaliação Geral: instrução, experiência, esforços físicos, riscos, enfim, uma série de fatores e suas graduações para que, na análise de cargos, seja avaliado se o colaborador possui os fatores exigidos pela empresa.

Os Fatores de Avaliação do Grupo irão mensurar, isoladamente, as diferenças entre os cargos, através da definição dos requisitos e qualificações necessárias para sua ocupação, com base nos Fatores Gerais cadastrados.

Pesquisa Salarial

Um dos desafios da Administração de Cargos e Salários é manter o equilíbrio interno e externo. O equilíbrio interno é alcançado pela correta avaliação dos cargos. O equilíbrio externo é conseguido através da adequação salarial da empresa perante ao mercado de trabalho. Isto é feito através das Pesquisas Salariais.

O ambiente Cargos e Salários possibilita a criação de Pesquisas Salariais, onde a coleta dos dados pode ser Manual ou Automática. Na coleta Manual, é enviado um formulário onde as empresas devem preencher os dados para a pesquisa, e na coleta Automática é fornecido um sistema chamado PSAL, Sistema de Pesquisa Salarial e Benefícios, onde as empresas informam os dados para pesquisa, gerando um arquivo que irá atualizar o ambiente de Cargos e Salários.

Para definição de uma Pesquisa Salarial adequada, o sistema possibilita uma série de controles:

• Cadastro de índices de reajuste para que os salários pesquisados estejam compatíveis com a época em que as pesquisas serão realizadas;
• Seleção das empresas participantes, através do porte, ramo de atividade, faturamento e região;
• Resultado da pesquisa de forma otimizada;
• Cadastro dos dados coletados para avaliação.
Tabela Salarial

Geração manual ou automática de uma Tabela Salarial. Na geração manual o usuário informa a sua tabela conforme a necessidade de sua empresa e a automática é calculada através dos pontos dos cargos, dos níveis e faixa da empresa.

Adequação Salarial

A adequação salarial permite que seja avaliado, caso a caso, se os salários dos colabores estão de acordo com os pontos do cargo e os pontos totais do funcionário. O sistema possibilita ainda o gerenciamento dos Reajustes Salariais.

Avaliação de Cargos por Pontos

Permite utilizar o Método de Avaliação do Cargo por Pontos. Esse método foi desenvolvido por Merri R. Lott e é o mais conhecido e utilizado pelas empresas.

Veja também:

Aplicativos Totvs Protheus
Aplicativos Totvs Protheus admin

Conheça os Aplicativos do sistema ERP Totvs Protheus. Entre em contato e saiba mais

ECD – Prorrogação no prazo de entrega
ECD – Prorrogação no prazo de entrega admin

Prorrogação do prazo de entrega da ECD referente ao ano calendário 2019

Módulos Totvs Protheus
Módulos Totvs Protheus admin

Somos especializados em Totvs Protheus. Entre em contato e saiba mais

AdvPL Desvendando os SXs Protheus
AdvPL Desvendando os SXs Protheus admin

Desvenda os SXs Totvs Microsiga Protheus, entenda o que significa cada um dos SXs

Contato

Envie seus dados que entraremos em contato
Fale Conosco pelo Whatsapp (11) 96646-0719