SIGACTB – Módulo Contabilidade Totvs Protheus

SIGACTB – Módulo Contabilidade Totvs Protheus

SIGACTB - Módulo Contabilidade

A Contabilidade, assim como qualquer outra atividade, tem um elenco de regras e princípios que orienta e disciplina a atividade contábil.

Baseado nestes princípios, o módulo Contabilidade Gerencial (SIGACTB) proporciona automação completa no controle dos lançamentos contábeis, tendo total integração com os demais módulos que compõem o Sistema Microsiga Protheus®.

Dentre as principais normas contábeis aceitas pelos profissionais da área, destacamos:

• Continuidade: É algo em andamento, não se pressupondo interrupção (descontinuidade-liquidação). Como os bens de produção não se destinam à venda, mas à manutenção da atividade que a empresa se propõe, não deverão ser avaliados pelo valor de realização (de venda) mas pelos valores de entrada (geralmente custo de aquisição ou fabricação).
• Denominador Comum Monetário: Homogeneiza e agrega diferentes itens suscetíveis de avaliação monetária em um denominador comum monetário (Reais).
• Objetividade: O contador não deve ser subjetivo em suas avaliações, mas sim, imparcial, neutro (impessoal) junto aos usuários da contabilidade. Portanto, sempre que possível, os registros contábeis deverão ter suporte em documentação gerada na transação.
• Custo Histórico com Base de Valor: Os registros contábeis são efetuados com base no valor de aquisição do bem ou pelo preço de fabricação (incluindo todos os gastos necessários para colocar o bem em condições de gerar benefícios para a empresa).
• Consistência: A permanência dos mesmos critérios propicia eficiência na comparação dos relatórios contábeis de diversos períodos (anos). Isto não implica que, por motivo de força maior, não possa haver alterações nos critérios, desde que obedeça ao princípio de manter o registro das operações já efetuadas. A padronização dos relatórios contábeis contribui notavelmente para comparação entre diversas empresas, mesmo de atividades diferentes, porém do mesmo setor (uniformidade).
• Materialidade: O contador não deve dar um tratamento rígido para as coisas triviais ou insignificantes que trarão benefícios que não justifiquem o custo do seu trabalho. O bom senso deve prevalecer em estabelecer aquilo que é relevante, que trará utilidade para os usuários da contabilidade.
• Conservadorismo: Uma atitude de precaução que é evidenciada no sentido de antecipar o prejuízo (mesmo que ele não ocorra) e nunca antecipar o lucro. Assim, não se estará influenciando os acionistas, por exemplo, a um otimismo que poderá ser ilusório.

O módulo Contabilidade Gerencial (SIGACTB) também atende ao Regime de Competência dos Exercícios Contábeis de acordo com a Legislação vigente:

Veja também:

Aplicativos Totvs Protheus
Aplicativos Totvs Protheus admin

Conheça os Aplicativos do sistema ERP Totvs Protheus. Entre em contato e saiba mais

ECD – Prorrogação no prazo de entrega
ECD – Prorrogação no prazo de entrega admin

Prorrogação do prazo de entrega da ECD referente ao ano calendário 2019

Módulos Totvs Protheus
Módulos Totvs Protheus admin

Somos especializados em Totvs Protheus. Entre em contato e saiba mais

AdvPL Desvendando os SXs Protheus
AdvPL Desvendando os SXs Protheus admin

Desvenda os SXs Totvs Microsiga Protheus, entenda o que significa cada um dos SXs

Contato

Envie seus dados que entraremos em contato
Fale Conosco pelo Whatsapp (11) 96646-0719