SIGATMS – Módulo Gestão de Transportes

SIGATMS – Módulo Gestão de Transportes

SIGATMS - Módulo Gestão de Transportes

A abreviação “TMS” significa Transportation Management System, ou seja, é o sistema de gerenciamento de transportes que tem como objetivo principal controlar todos os processos fiscais e gerenciais envolvidos na operação de transportes, bem como controlar os veículos, motoristas, fretes e viagens da empresa e de terceiros. Dentre as atividades mais importantes, destacam-se: controle das despesas dos veículos, viagens, fretes, emissão de CTRC (Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas), nota fiscal de serviço, manifesto, entre outros.

O ambiente Gestão de Transportes controla todos os processos de um transportador, abrangendo as áreas: operacional, comercial, seguros, faturamento, logística e SAC. É uma solução totalmente integrada com a área administrativa (financeiro, fiscal e contábil).

Entre suas inúmeras funções, permite os seguintes controles dentro da gestão de transportes:

Logística

• Estruturação das regiões atendidas, definindo os níveis de subordinação entre elas e o tipo de serviço executado em cada uma.
• Mapeamento setorizado dos clientes, dividindo-os em rotas de atendimento.
• Definição, nas rotas, das rodovias e praças de pedágio percorridas.
• Definição dos prazos de atendimento por região.
• Definição dos tipos de serviços prestados, com as respectivas tarefas e atividades.
Comercial

• Criação de componentes de frete, de acordo com as modalidades de serviços prestados e com as características de negócio de cada empresa.
• Estabelecimento de configurações de tabelas de preços com variação de componentes, de acordo com os tipos de negociação praticados.
• Tabelas de frete com possibilidade de inclusão de ajustes por cliente.
• Uso de tarifação.
• Ferramentas para manutenção e reajuste de tabelas de frete.
Gerenciamento de Contratos

• Cadastro dos contratos de clientes, estabelecendo todas as condições de relacionamento para a prestação de serviços:
• Tipos de serviços prestados
• Tabelas de preço praticados
• Número de notas fiscais por CTRC
• Peso Máximo por CTRC
• Contrato para o cliente genérico – cliente esporádico.
• Contratos com terceiros e agregados para gerenciamento do pagamento de serviços contratados pela empresa.
Operacional

• Gerenciamento dos processos de coleta e entrega.
• Geração e emissão do conhecimento de frete, AWB (Air Waybill ou Conhecimento de Transporte Aéreo) e nota fiscal de serviço.
• Geração e emissão do manifesto de carga.
• Controle da movimentação de veículos e motoristas.
• Recepção e carregamento de cargas.
• Abertura, fechamento e encerramento de viagens de coleta, transporte e entrega.
• Controle de pendências e gerenciamento de ocorrências.
• Contrato de Carreteiro
• Controle dos indicadores de desempenho no setor de transportes:
• Análise de Carregamento
• Análise de Ocorrências
• Custo KM rodado
• Aging
Seguro

• Criação dos componentes de seguro.
• Definição das tabelas de seguro de acordo com produtos, regiões de origem e destino, vigências, etc.
• Averbação e processo de fechamento de seguro.
• Gerenciamento de indenizações e solicitações de reembolso.
Faturamento

• Geração manual ou automática das faturas.
• Faturamento com base no perfil previamente cadastrado para o cliente:
• Condição de Pagamento
• Periodicidade de Faturamento
• Número de CTRCs por fatura
• Valor máximo da fatura
• Separação por tipos de transporte
• Separação CIF e FOB
Custos

• Visão de Custos em 4 níveis:
• Veículo
• Frota
• Viagem
• Documento
Tracking e Relatórios

• Consultas sobre os detalhes da operação, apontadas até o nível de serviços, tarefas e atividades.

Exemplos:

• Saída da Viagem de Coleta
• Chegada da Viagem de Coleta
• Recebimento / Triagem
• Carregamento
• Saída da Viagem de Transporte
• Transporte
• Chegada de Viagem de Transporte
• Relatórios de acompanhamento – operacionais e gerenciais.
Integrações

• Integração com o ambiente Livros Fiscais: geração de impostos e livros.
• Integração com o ambiente Financeiro: contas a receber, contas a pagar e controle de caixa.
• Integração com agentes externos: clientes, postos fiscais e parceiros – EDI.
Vantagens

• Exatidão e disponibilidade das informações relativas ao transporte, facilitando o atendimento e a prestação de serviços.
• Flexibilidade e alto grau de parametrização, possibilitando a configuração de diversas regras de negociação, tanto com clientes quanto com fornecedores.
• Elevado grau de integração:
• ERP e demais Soluções Microsiga
• Configurador de EDI
• Acuracidade e confiabilidade no processo de cálculo de frete.
• Acompanhamento detalhado das operações executadas na prestação de serviço – performance e produtividade
• Agilidade e acuracidade nos processos de faturamento.
• Acompanhamento detalhado de ocorrências e pendências.
• Informações para apoio das decisões operacionais e gerenciais.

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