Contas a Pagar Totvs Protheus

Contas a Pagar Totvs Protheus

Sua empresa utiliza todas as funcionalidades Totvs Protheus para o Contas a Pagar?

O que é Contas a Pagar

O Contas a Pagar nada mais é do que parte da Gestão Financeira do sistema Protheus, que contempla todos os compromissos assumidos perante os Fornecedores de uma empresa, sejam estes na aquisição de material ou serviços, de forma a controlá-los e honrá-los mediante a comprovação do documento que comprove este débito. Sendo assim, é a base para a tomada de decisão e ferramenta fundamental para minimizá-lo riscos e prejuízos

O ambiente Financeiro atua como uma ferramenta administrativa que possibilita o acompanhamento de movimentações e recursos de uma empresa, permitindo assim uma melhor gestão e planejamento das operações. Desta forma, permite-se a transparências nas operações financeiras no que diz respeito ao controle, no caso das Contas a Pagar, de Títulos a Pagar e seus respectivos Fornecedores.

O Contas a Pagar é composto de algumas entidades, tais como Fornecedor, Natureza e Bancos, que são utilizadas nos processos básicos do ambiente: Manutenção de Títulos, Baixas a Pagar, Negociações etc.

Consultores Especializados

A Six IT possui um time de especialistas em sistemas ERP Totvs Protheus e SAP. Profissionais com ampla experiência em implementações, suporte (Remoto ou presencial) e Desenvolvimentos de customizações. Entre em contato e faça uma cotação.

Cadastros Básicos

O Contas a Pagar Totvs Protheus possui diversas cadastros para que o sistema possa oferecer as melhores soluções do mercado, são elas:

Moedas;

Moeda  (Tabela SM2) é o meio pelo qual são efetuadas as transações financeiras. É todo ativo que constitua forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque.
No ambiente Financeiro, cadastramos as Taxas de Moedas, e esta deve ser efetuada diariamente, inclusive em fins de semana, pois todos os cálculos de transações efetuadas em outras moedas dependem destas taxas.

Bancos;

Bancos (Tabela SA6) São instituições cuja atividade consiste na realização de Operações financeiras e na Prestação de serviços financeiros, dos quais, os mais comuns são a concessão de crédito e o recebimento de depósitos dos clientes que remunera.
Os Bancos Comerciais são intermediários financeiros cujas principais atividades consistem em aceitar depósitos mobilizáveis por cheque ou outros meios de pagamento e em conceder empréstimos.

Contratos Bancários;

A principal finalidade dos Contratos Bancários (Tabela SE9) é documentar os contratos bancários utilizados em Cobrança Simples, Borderôs de Pagamento, Aplicações Financeiras ou outro Contrato da empresa junto ao banco.
O contrato bancário é consultado no instante em que um título do tipo Vendor é implantado. Esse tipo refere-se ao pagamento de título via empréstimo bancário, no qual o banco passa a ser o beneficiário, porém é necessário que a empresa possua um contrato cadastrado para possibilitar esse empréstimo. O sistema controla o percentual, cobrado pelo banco a ser usado nos títulos gerados por Vendor.

Condições de Pagamentos;

As negociações de compras e vendas de produtos ou serviços, normalmente, se baseiam nas condições de pagamento (Tabela SE4). Elas determinam como e quando serão efetuados os pagamentos, especificando datas de vencimentos, número e valores das parcelas, descontos e acréscimos.

O Protheus permite a composição de diferentes condições de pagamento, considerando três campos principais:
Código, Tipo e Cond. Pagto. Sendo que a base da condição, é determinada pelo campo Tipo.

Conforme o tipo da condição, o sistema irá tratar de forma diferenciada o conteúdo dos campos Código e Cond. Pagto, o que permite a configuração de diferentes condições de pagamento, para aplicação aos pagamentos tanto de fornecedores como de clientes

Naturezas Análiticas e sinteticas;

O Cadastro de Naturezas (Tabela SED) é de extrema importância para o Controle Financeiro do Sistema e para a Retençaõ dos imposto, tais como: Calcuo do IRRF, ISS, INSS, CLSS, PIS e COFINS.
É por meio da Natureza que o sistema faz a classificação dos Títulos a Pagar e a Receber, Movimento Bancário para visualização em relatórios e fluxo de caixa.
O Protheus sugere que as naturezas devem estar previamente agrupadas em A Pagar e A Receber e Movimento Bancário com o objetivo de facilitar a filtragem de dados em consultas e relatórios do Sistema.

Visão Gerencial Financeira;

Tabelas Utilizadas pela Rotina (FJ1– Visão Gerencial, FJ2 – Estrutura Visao e FJ3 – Visoes Gerenciais).
Este cadastro permite visualizar as visões gerenciais financeiras baseado no cadastro de Naturezas, sendo possível incluir, visualizar, alterar e excluir.
A Visão Gerencial Financeira flexibiliza o cadastro de Naturezas Financeiras, permitindo que uma mesma informação possa ser exibida de diversas formas diferentes. Cada Visão Gerencial Financeira corresponde a uma análise diferente dos dados existentes no Financeiro da empresa.

Tipo de Documentos

Objetivo desta rotina é efetuar o cadastramento dos tipos de documentos (Tabela CN5) que serão relacionados aos contratos de compra ou de venda existentes na empresa.

Amarraçoes Documentos x Situações

Esta rotina permite associar documentos à situações financeiras (Tabela FR9), com o objetivo bloquear os títulos a pagar que não apresentarem os documentos necessários.
São consideradas situações financeiras: liberação de pagamento, baixas a pagar manual, baixas automáticas, borderôs de pagamento, cheque sobre títulos, compensação a pagar, compensação entre carteiras, faturas a pagar e liquidação

Multiplos Vinculos ISS

Essa rotina cadastra as múltiplas alíquotas de ISS por município (Tabela FIM), a fim de obter o percentual referente à alíquota do imposto, permitindo relacionar apenas uma alíquota de ISS por documento financeiro.
Ao cadastrar um vínculo de alíquota de ISS com um município, o sistema habilita o campo Cód. Alíq. ISS nas rotinas Contas a Pagar e Contas a Receber e ajusta automaticamente o campo ISS, com a alíquota cadastrada.

Orçamentos;

Este cadastro permite um Controle Orçamentário previsto por período, possibilitando planejar financeiramente as operações por meio das Naturezas cadastradas.
Orçar significa fazer a previsão de um determinado evento, em função das entradas e saídas de recursos. Sendo assim, o orçamento é a ferramenta administrativa mais adequada para planejar financeiramente e com segurança as atividades operacionais de uma empresa, quer sejam atividades rotineiras (como folha de pagamento, por exemplo) ou esporádicas (como projetos, participação em seminários etc.)

Fornecedores;

Fornecedor (Tabela SA2) é toda pessoa Física ou Jurídica, Pública ou Privada, Nacional ou Estrangeira, bem como os entes despersonalizados que desenvolvem atividades de Produção Montagem, Criação, Construção, Transformação, Importação, Exportação, Distribuição ou Comercialização de Produtos ou Prestação de Serviços. Ou seja, basicamente representam a entidade que supre as necessidades de produtos ou serviços de uma empresa.

CNAB a Pagar (Modelo 1 e 2);

O CNAB (Conselho Nacional de Automação Bancária) define as regras para formatação dos arquivos de envio e retorno de dados por meio de manuais específicos.
Para utilizar o recurso de comunicação bancária no ambiente Financeiro, o administrador deve primeiramente efetuar a configuração dos arquivos de remessa e retorno para os títulos no ambiente Configurador.
Para contemplas esta funcionalidade o Protheus disponibiliza dois Modelos de CNAB: Modelo 1 e o Modelo 2.

CNAB – Modelo 1

Para utilizar o recurso de comunicação bancária no módulo financeiro do CNAB padrão, o administrador deve primeiramente realizar a configuração dos seguintes arquivos:

Remessa: No configurador, será necessário, com o layout do banco, configurar o arquivo de remessa do contas a pagar (.CPE) conforme as posições e regras descritas no manual do banco.

Retorno: No Configurador, já com o layout do banco, será necessário configurar o arquivo de retorno do Contas a Pagar (.CPR), conforme as posições definidas no manual do banco

CNAB – Modelo 2

O CNAB Modelo 2 é semelhante ao modelo anterior, sendo que, a principal diferença é que este modelo permite uma grande diversificação de layouts. Ou seja, o número de Linhas Header, Detalhe e Trailler neste modelo não estão limitados.

Lançamentos Padronizados;

Este cadastro é o elo entre os diversos ambientes da Linha de Produto Microsiga Protheus e o ambiente Contabilidade Gerencial. Toda a integração contábil será feita a partir dos dados e regras aqui cadastrados.
As regras contábeis são fundamentais para a correta integração contábil; portanto, antes de iniciar o cadastramento, é necessário definir como cada Processo Gerador de Lançamentos Contábeis Deverá ser Integrado.
Uma vez estabelecidas às regras, os processos serão automaticamente contabilizados sem a necessidade de intervenção do usuário. Os lançamentos de integração poderão ser on-line ou off-line. Isto é válido para todos os
ambientes do Protheus, com exceção do próprio ambiente Contabilidade Gerencial, pois este só gera lançamentos Online.

      • On-line: Os lançamentos são gerados automaticamente à medida que os processos são executados no Protheus.
      • Off-line: Todas as contabilizações que seriam executadas pelos processos, serão efetuadas no momento em que o usuário solicitar a contabilização, por meio da opção Contabilização Off-line (menu Miscelânea), dos ambientes da Linha de Produto Microsiga Protheus.

Manutenção Contas a Pagar

O sistema Totvs Protheus possui diversas funcionalidades para manutenção completa de suas partidas a pagar, seguem algumas funcionalidades:

    • Manutenção de Títulos a Pagar;
    • Liberação de Títulos a Pagar;
    • Substituição de Títulos Provisórios;
    • Faturas a Pagar;
    • Compensação das Contas a Pagar;
    • Cheques sobre Títulos;
    • Cheques Avulsos;
    • Redepósitos;
    • Tabelas de Motivos de Baixas;
    • Baixas Manual ou por Lotes;
    • Geração de Cheques;
    • Liberação de Cheques;
    • Borderôs de Pagamentos;
    • Manutenção de Pagamentos;
    • Arquivos para SISPAG;
    • Recepção de Arquivos do SISPAG;
    • Arquivos de Envios para Pagamentos ao Banco;
    • Recepção do Arquivos de CNAB;
    • Baixas Automáticas de Títulos a Pagar;
    • Compensação entre Carteiras;
    • Funções Diversas Contas a Pagar.

Veja também:

Gestão de Ambientes Totvs Protheus
Gestão de Ambientes Totvs Protheus admin

Conheça Gestão de Ambientes Totvs Protheus

Monitor Electron Totvs Protheus
Monitor Electron Totvs Protheus admin

Conheça Monitor Electron Totvs

TIR – Totvs interface Robot
TIR – Totvs interface Robot admin

Conheça TIR Totvs Interface Robot Protheus

Central de Atualização Totvs Protheus
Central de Atualização Totvs Protheus admin

Central de Atualização Totvs Protheus

Contatos

Entre em contato e saiba mais

Contato

Envie seus dados que entraremos em contato
Fale Conosco pelo Whatsapp (11) 96646-0719