O que é Sistema de Informação
Um sistema de Informação é um conjunto ou agrupamento de elementos ou componentes interdependentes que se interagem formando um todo unitário e complexo para atingir objetivos específicos.
Segundo O’Brien (2004), um sistema de informação é um conjunto organizado de pessoas, hardwares, softwares, redes de comunicações e recursos de dados que coletam, transformam e disseminam informações em uma organização. Trata-se de um sistema complexo que além de coletar, processar/transformar e apresentar resultado, também realimenta informações de saída à entrada de forma que o sistema atinja objetivos desejados.
Um sistema de informação normalmente é composto de cinco elementos que se interagem para coletar, processar e armazenar dados e informações processadas. Estes cinco elementos são constituídos de pessoas, hardware, software, banco de dados, redes de telecomunicações e procedimentos operacionais. Cada um possui sua função específica em todo o processo de transformação de dados crus em informações valiosas para a organização.
Componentes do Sistema de Informação
Pessoas
As pessoas são todos os usuários e especialistas de TI que interagem com o sistema de informação, seja no momento da coleta dos dados, no processamento ou na apresentação e manipulação das informações processadas com o intuito de obter resultados para análises e tomadas de decisão.
Analistas financeiros, executivos de grandes organizações, responsáveis pelo processo produtivo e analistas de marketing e vendas utilizam os sistemas de informação no sentido de extrair informações que balizem suas ações e decisões sobre o operacional das organizações.
Um analista fi nanceiro, por exemplo, espera que o sistema de informação lhe forneça planilhas de balanço patrimonial da empresa, demonstrativos de resultados e fl uxos de caixa de modo a poder analisar a saúde fi nanceira da empresa e tomar as ações necessárias na sua área de atuação. Já um gerente de produção demandará do sistema informação um relatório relativo à quantidade de peças em estoque e como isto afetará o processo produtivo.
Hardware
O hardware consiste das máquinas, processadores e periféricos com capacidade computacional de coletar os dados, processá-los e armazenar as informações. Teclado, mouse e scanner são exemplos de periféricos responsáveis pela coleta de dados. As CPUs são responsáveis pelo processamento dos dados, ao passo que os dispositivos de saída (impressora ou monitor de vídeo) e de armazenamento (memórias e discos magnéticos) apresentam e guardam as informações para consultas futuras.
Software
O software é uma das partes fundamentais do sistema de informação. É por meio deles e de programas que os sistemas interagem com as pessoas de forma que estas possam parametrizá-los e confi gurá-los para desempenhar as funções pretendidas. Os sistemas de informação utilizam softwares para processamento de folha de pagamentos, envio de cobranças aos clientes, controle do processo de vendas, apresentação de relatórios de redução de custos operacionais etc.
Dados
A base de dados é o repositório dos dados e das informações da organização. Pode conter informações de clientes, faturamento, volume de vendas, estratégias de marketing, produtos de aquisições e vendas, entre outros. Ou seja, é o cérebro do sistema de informação de onde todas as informações derivam.
Redes
As redes de telecomunicações exercem papel muito importante nos sistemas de informação, pois permitem que os processos de coleta e processamento, por exemplo, não precisem estar necessariamente num mesmo local físico. É possível, com o auxílio das redes de telecomunicações, que o processo de coleta de dados esteja a centenas de quilômetros do local onde serão processados.
Procedimentos
Os procedimentos são as políticas e estratégias adotadas pela organização no uso do sistema de informação e em como ele manipulará os dados e informações. Os procedimentos também definem o grau de acesso de cada usuário que interage com o sistema e suas credenciais e autorização de acesso aos dados e informações armazenadas.
Níveis de Sistema de Informação
Os níveis de Sistema de Informação obedecem à hierarquia padrão normalmente aceita e implementada pelas empresas. É conhecida como pirâmide empresarial. Existem três níveis de informação:
- Estratégico (topo da pirâmide);
- Tático ou Gerencial (meio da pirâmide) ;
- Operacional (base da pirâmide);
Nível estratégico do Sistema de Informação
As decisões, de alto nível e normalmente tomadas pelo alto escalão da empresa, como o presidente, os diretores e seus sócios, geram ações de efeito duradouro e de difícil reversão.
Incluída no planejamento de longo prazo da empresa está a origem das informações do nível estratégico. São exemplos dessas informações: construção de uma nova filial, nova linha de produção, novos mercados, aquisição e venda de empresas, operação internacional, entre outros.
O planejamento estratégico é uma das ferramentas utilizadas no processo de gestão que permite ao executivo estabelecer as diretrizes da empresa, com o objetivo de obter um nível de excelência na relação da empresa com o seu mercado.
A informação neste caso é de nível macro e contempla a empresa como um todo, seja no âmbito interno ou externo dos negócios
Nível tático ou gerencial do Sistema de Informação
As decisões se dão no escalão intermediário da empresa e geram ações de efeito mais curto e de menos impacto ao seu funcionamento estratégico. Sua origem se dá a partir de um planejamento e de um controle gerencial ou planejamento tático.
Em seus níveis hierárquicos estão os gestores de nível médio, tais como as gerências, chefias, coordenações e supervisões da empresa, nas suas respectivas unidades departamentais.
O planejamento tático objetiva otimizar determinada área de resultado ou função da organização, e como tem foco de área ou departamental, não atinge a empresa como um todo.
A informação neste caso é em grupo (agrupada ou sintetizada), contemplando a agregação de determinadas informações de uma determinada unidade departamental ou de um negócio.
Nível operacional do Sistema de Informação
As decisões, ligadas ao controle e às atividades operacionais da empresa, objetivam alcançar padrões pré-estabelecidos de funcionamento, com todas as riquezas de detalhes que o nível operacional exige e conforme planejamento operacional da área.
No seu nível hierárquico está o corpo técnico da empresa, ou seja, engenheiros, assistentes, auxiliares, nas suas respectivas sub-unidades departamentais ou setores.
O planejamento operacional é considerado como a formalização de processos, por meio de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento, normas e implementações estabelecidas.
A informação neste caso é detalhada (analítica), contemplando detalhes específicos de um dado, de uma tarefa ou de uma atividade, e os níveis da informação empresarial se relacionam com os níveis decisórios estratégico, tático/gerencial e operacional e com os níveis hierárquicos da empresa.