Compras ERPFlex | Tudo sobre o módulo de Compras no ERPFlex

ERPFlex – Compras

Módulo de Compras ERPFlex

Cadastros

Fornecedores

O cadastro de fornecedores do ERPFlex é destinado à manutenção dos dados cadastrais das pessoas às quais a empresa realiza pagamentos. Exemplo: fornecedores de produtos, de serviços, funcionários, sócios, governo, entre outros.

Em algumas operações comerciais, pode ocorrer da empresa receber mercadorias de pessoas física ou jurídica desobrigada de emitir documentos fiscais, nesse caso será necessária a geração de notas fiscais de entrada, como por exemplo aquisição de mercadorias de pessoa física, entrada para conserto de pessoa física, etc; assim é importante que os dados do fornecedor estejam devidamente cadastrados.

O cadastro de fornecedores pode também ser realizado a partir da importação de planilha no formato csv ou pela leitura do arquivo XML na tela de compras.

Produtos

O cadastro de produtos envolve todo item comprado ou vendido que deve ter controle de movimentação em estoque. A consulta Saldos e Movimentações do Estoque (Consultas e Relatórios > Estoque) permite rastrear todos os lançamentos que movimentaram os produtos no estoque e o custo envolvido.

Produto por Fornecedor

Nessa tela é realizado o relacionamento entre o código do produto no fornecedor e o código interno utilizado na empresa. Essa informação é útil para que na compra da mercadoria através do xml, o ERPFlex carregue automaticamente o produto da empresa.

Para baixa do pedido de compras durante a importação do XML de compra, é obrigatório tenha sido previamente cadastrado o Código do Produto por Fornecedor.

Também é possível efetuar o vinculo entre o código da empresa e o do cliente, quando existir a necessidade de gerar o Danfe e o XML com o código e descrição praticadas pelo cliente, ao invés do código interno da empresa.

Lançamentos

Pedidos de Compras

O pedido de compra é utilizado para formalizar a negociação com o fornecedor, relacionando os produtos, quantidades e prazos solicitados.

No ERPFlex, o pedido de compra pode ser gerado por:

inclusão manual;

tela de Cotação (Lançamentos > Compras);

tela de MRP I (Consultas e Relatórios > Produção/Serviços).

Compras

A tela de Compras permite registrar o recebimento dos produtos e serviços por meio de notas fiscais, além de realizar os lançamentos das despesas fixas da empresa.

O botão +Compras deve ser usado para dar entrada nas notas fiscais de fornecedores e também para gerar notas de entrada próprias da empresa, como por exemplo, em casos de devolução de venda de consumidor final, nota de importação, entre outras. Essa tela disponibiliza campos de tributação para a informação fiscal.

Para agilizar o processo de entrada de fornecedores também pode ser utilizada a Importação XML.

O botão +Despesas é utilizado para os casos de despesas operacionais da empresa, como a folha, guias de impostos e notas de débito.

Somente notas digitadas em Compras participam do SPED Fiscal e Contribuições, que tratam os dados tributários.

A partir da compra ou despesa são gerados lançamentos de contas a pagar e entrada do estoque.

Nota Fiscal de Importação

As empresas que realizam a importação de mercadorias de procedência estrangeira, devem emitir a nota de importação, como uma obrigação acessória, depois que a mercadoria já tiver sido nacionalizada. Esse processo permitirá a retirada da mercadoria do porto ou aeroporto e o transporte até a empresa.

Despesas

O ERPFlex envia uma lista de serviços referentes às principais despesas fixas de uma empresa, como água, energia, aluguel. Caso a empresa possua um rol próprio de despesas, pode excluir as sugestões enviadas e cadastrar seus serviços, mantendo os que se referem aos tributos, pois estes são utilizados em parametrizações para nota fiscal e, portanto, não devem ser removidos.

Canal ERPFlex

A Six IT é um canal homologado ERPFlex, entre em contato e saiba como podemos ajudar sua empresa

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