Módulo Estoque ERPFlex
Cadastros
CADASTRO DE ARMAZÉM
O cadastro de armazém refere-se a um local ou espaço físico destinado armazenar produtos, no ERPFlex tratamos o estoque como armazém e o sistema dá a possibilidade para a criação de diversos “Armazéns”. Ex. armazém para loja física e outro para loja virtual.
Controle de poder de terceiros
Nosso produto em poder de terceiros
Sempre que for realizada um faturamento sem atualizar estoque, sem gerar título a receber, e com a natureza Estoque, automaticamente o ERPFlex identifica que se trata de uma saída de produto da empresa para poder de terceiros e irá criar um armazém com o nome do cliente para que seja controlado o estoque em poder de terceiros.
No retorno da mercadoria, é necessário indicar o armazém/lote do terceiro que está fazendo a devolução para que seja realizada a baixa do saldo. Nessa operação, também não deve ocorrer a atualização do estoque e do financeiro; além disso, a natureza deve ser Estoque.
Produto de terceiros em nosso poder
Sempre que ocorrer uma entrada sem atualizar estoque, sem gerar título a receber, e com a natureza Estoque, automaticamente será criado um armazém com o nome do fornecedor para que seja controlado o estoque em de terceiros.
No retorno da mercadoria ao fornecedor, será realizada a baixa do saldo do respectivo armazém. Nessa operação, não deve ocorrer a atualização do estoque e do financeiro; além disso, a natureza deve ser Estoque.
Onde é Utilizado
Na maioria das rotinas de lançamentos como: Cadastro de Produto, Vendas, Compras, Estoque e Produção
Lançamentos
REQUISIÇÕES, DEVOLUÇÕES E TRANSFERÊNCIAS
Nessa tela são lançadas as Requisições e as Devoluções (estorno de requisição) ao estoque, além de transferência entre códigos de produtos ou armazéns e lotes.
As Requisições podem ser para Consumo, sendo considerada uma despesa, ou, caso se mencione uma OP/OS, são a ela apropriadas.
Tanto as Requisições como as Devoluções são lançadas pelo custo médio atual. Caso esse custo não possa ser calculado devido ao estoque estar zerado, o sistema considera o Custo Standard.
RECÁLCULO DO CUSTO MÉDIO
O cálculo do Custo Médio no ERPFlex é executado de forma tradicional: a cada nova entrada é feita a soma da Quantidade e do Valor da Compra ou da Produção ao Saldo Atual, resultando assim o novo custo médio. Esse valor nem é gravado. Ele é calculado a cada saída, seja no Faturamento seja nas Requisições, valorizando essas movimentações, pela divisão do Saldo em valor pelo saldo em quantidade. Caso não haja saldo (o que levará o estoque a um saldo negativo) ou ele estiver negativo, é utilizado, caso exista, o Custo Standard.
Caso o usuário não digite os movimentos na ordem correta, ou seja, primeiramente as entradas e depois as saídas, é claro que as valorizações das saídas ficarão incorretas. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando se fatura um produto antes de produzi-lo.
Para corrigir esse problema existe essa opção de Recálculo, que refaz os cálculos, classificando os movimentos na sequência correta: primeiramente em ordem de data. A seguir em Compras, Requisições e Devoluções, Produções e por último as Vendas. Caso no mesmo dia um produto produzido é requisitado, a produção é tratada antes da requisição. Na tela inicial determina-se o período a ser recalculado.
Canal ERPFlex
A Six IT é um canal homologado ERPFlex, entre em contato e saiba como podemos ajudar sua empresa