O que é PIX

Entenda o PIX

O Pix é o novo meio de pagar, transferir e receber desenvolvido pelo Banco Central e que, a partir de novembro, mudará a forma como pessoas e empresas realizam suas transações.

Pagamentos instantâneos PIX são as transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real e cujo serviço está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano. As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores.

O Pix estará disponível para a população brasileira a partir de novembro de 2020. Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes; promover a inclusão financeira e preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população. Em linha com a revolução tecnológica em curso, possibilita a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio e a redução do custo social relacionada ao uso de instrumentos baseados em papel.

Consultoria ERP

Seja qual for a necessidade, sempre oferecemos uma solução.

Consultores experiente em SAP e Totvs Protheus. Atendimento para suporte, implantação, e melhorias em seu sistema ERP. Possuimos atendimentos presencial e Remoto. Entre em contato e solicite uma cotação .

Saiba Mais

DISPONIBILIDADE

Pagamentos instantaneos poderão ser realizados 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias do ano

VELOCIDADE

Recursos disponiveis para os recebedores em segundos

SEGURANÇA

Transações nas redes do sistema financeiro nacional e utilização de meios inovadores e seguros para autenticação digital

Experiencia do cliente

 

Os pagamentos instantâneos PIX estão sendo desenhados com diversos objetivos, dentre eles o de aprimorar a experiência de pagamento dos usuários, tanto pagadores quanto recebedores.

Do ponto de vista dos usuários pagadores, o objetivo é construir soluções que permitam que a realização de um pagamento instantâneo seja tão fácil, simples, intuitiva e rápida quanto realizar um pagamento com dinheiro em espécie. Para tanto, os pagadores poderão iniciar pagamentos por pelo menos três formas diferentes:

    1. por meio da utilização de chaves ou apelidos para a identificação da conta transacional, como o número do telefone celular, o CPF, o CNPJ ou um endereço de e-mail;
    2. por meio de QR Code (estático ou dinâmico); ou
    3. por meio de tecnologias que permitam a troca de informações por aproximação, como a tecnologia near-field communication (NFC).
 

Tipos de QRCode PIX

 

Dinâmico

    • Uso exclusivo para cada transação;
    • Permite a inserção de informações como os dados do cliente por exemplo;
    • Gerado por um sistema para diversas transações;
    • Facilita a conciliação e automação comercial;
 

Estático

    • Uso em multiplas transações;
    • Permite inserir um valor fixo para um produto ou inserção de um valor pelo pagador;
    • Ideal para pequenos varejistas, prestadores de serviços e pessoas fisicas;
 
Veja Também
Message Us on WhatsApp