O que é PIX

O que é PIX

Entenda o que é e como funciona o PIX

Entenda o PIX

O Pix é o novo meio de pagar, transferir e receber desenvolvido pelo Banco Central e que, a partir de novembro, mudará a forma como pessoas e empresas realizam suas transações.

Pagamentos instantâneos PIX são as transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real e cujo serviço está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano. As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores.

O Pix estará disponível para a população brasileira a partir de novembro de 2020. Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes; promover a inclusão financeira e preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população. Em linha com a revolução tecnológica em curso, possibilita a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio e a redução do custo social relacionada ao uso de instrumentos baseados em papel.

Consultores Especializados

A Six IT possui um time de especialistas em sistemas ERP Totvs Protheus e SAP. Profissionais com ampla experiência em implementações, suporte (Remoto ou presencial) e Desenvolvimentos de customizações. Entre em contato e faça uma cotação.

Disponibilidade

Pagamentos instantaneos poderão ser realizados 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias do ano

Velocidade

Recursos disponiveis para os recebedores em segundos

Segurança

Transações nas redes do sistema financeiro nacional e utilização de meios inovadores e seguros para autenticação digital

Experiencia do cliente

Os pagamentos instantâneos PIX estão sendo desenhados com diversos objetivos, dentre eles o de aprimorar a experiência de pagamento dos usuários, tanto pagadores quanto recebedores.

Do ponto de vista dos usuários pagadores, o objetivo é construir soluções que permitam que a realização de um pagamento instantâneo seja tão fácil, simples, intuitiva e rápida quanto realizar um pagamento com dinheiro em espécie. Para tanto, os pagadores poderão iniciar pagamentos por pelo menos três formas diferentes:

    1. por meio da utilização de chaves ou apelidos para a identificação da conta transacional, como o número do telefone celular, o CPF, o CNPJ ou um endereço de e-mail;
    2. por meio de QR Code (estático ou dinâmico); ou
    3. por meio de tecnologias que permitam a troca de informações por aproximação, como a tecnologia near-field communication (NFC).

Tipos de QRCode PIX

Dinâmico

    • Uso exclusivo para cada transação;
    • Permite a inserção de informações como os dados do cliente por exemplo;
    • Gerado por um sistema para diversas transações;
    • Facilita a conciliação e automação comercial;

Estático

    • Uso em multiplas transações;
    • Permite inserir um valor fixo para um produto ou inserção de um valor pelo pagador;
    • Ideal para pequenos varejistas, prestadores de serviços e pessoas fisicas;

Veja também:

Gestão de Ambientes Totvs Protheus
Gestão de Ambientes Totvs Protheus admin

Conheça Gestão de Ambientes Totvs Protheus

Monitor Electron Totvs Protheus
Monitor Electron Totvs Protheus admin

Conheça Monitor Electron Totvs

TIR – Totvs interface Robot
TIR – Totvs interface Robot admin

Conheça TIR Totvs Interface Robot Protheus

Central de Atualização Totvs Protheus
Central de Atualização Totvs Protheus admin

Central de Atualização Totvs Protheus

Contatos

Entre em contato e saiba mais

Contato

Envie seus dados que entraremos em contato
Fale Conosco pelo Whatsapp (11) 96646-0719